São Paulo - A temporada 2002 começou exatamente como a de 2001. As Ferrari humilharam seus rivais nesta quinta-feira nos dois primeiros treinos livres para o GP da Austrália de F-1 que abre, neste domingo, a disputa pelo título Mundial no circuito de Albert Park, em Melbourne.
Michael Schumacher foi o mais veloz ao final das duas sessões desta quinta-feira (horário brasileiro) e Rubinho Barrichello ficou com o segundo posto. Apesar de as duas horas de treinamento nada valerem para a definição do grid de largada, que só acontece na noite desta sexta-feira, os ferraristas foram os mais rápidos em todo tipo de pista. O treino começou com chuva e asfalto molhado e terminou com pista seca.
Mostrou o completo domínio do time italiano, que levou para a Austrália o carro modelo 2001, com apenas algumas modificações. a versão 2002 da Ferrari só deve estrear na quarta etapa do mundial, depois que os testes garantirem que o equipamento é confiável. Rápido, o novo carro já mostrou que é com Schumacher quebrando todos os recordes da pista de Fiorano.
Em Melbourne, Schumacher cravou 1min27s276 contra 1min27s799 de Rubinho Barrichello. A vantagem foi ampla em relação aos maiores rivais. A Williams colocou Ralf Schumacher (1min28s812) em terceiro lugar. Juan Pablo Montoya (1min28s870) ficou em quarto.
Já as McLaren ficaram para trás. O finlandês Kimi Raikkonen (1min29s875), que estréia no time, conseguiu apenas a sétima melhor marca. Pior vez o veterano britânico David Couthard (1min30s312),que terminou o dia com o décimo primeiro tempo.
A surpresa ficou por conta da estreante Toyota. O time japonês consegiu o sexto melhor tempo com o finlandês Mika Salo (1min29s601).
Mais brasileiroes
Os outros brasileiros, a exemplo de Rubinho, também perderam o duelo com seus colegas de equipe. Felipe Massa (1min29s937), que faz sua estréia na F-1 e nunca acelerou antes em Melbourne, ficou com o oitavo tempo. O alemão Nick Heidfeld (1min29s572), o número 1 da Sauber, terminou em quinto.
Na Arrows, Heinz-Harald Frentzen (1min32s465) conseguiu apenas o décimo nono tempo, dois postos a frente do paranaense Enrique Bernoldi (1min32s912).