Direto de Salvador - O encarregado do Departamento de Técnico da Federação Paraibana de Futebol (FPF), José Araújo, confirmou que até o próximo dia 10 serão divulgados o regulamento do Campeonato Paraibano 2002 e a tabela de jogos. Segundo ele, após a reunião do Conselho Arbitral, que definiu o número de participantes da competição e a fórmula de disputa, não existe nada que impeça o sorteio dos jogos e a oficialização das regras do certame.
Na reunião do Conselho Arbitral, que adiou a data de início do Campeonato Paraibano do dia 10 deste mês para o dia 24, também foi apresentado, verbalmente, o relatório da comissão composta por Ivan Bezerra, representando a imprensa esportiva, Marcílio Braz, a Comissão de Arbitragem da FPF, e José Araújo, que vistoriou os estádios que abrigarão os jogos oficiais do Paraibano 2002.
De acordo com as observações feitas pela comissão, no geral, a situação estrutural dos estádios paraibanos está em um bom estado de conservação e as principais irregularidades encontradas foram nas dimensões das traves, que não correspondem às exigidas pelas regras do futebol, refletores quebrados ou com lâmpadas queimadas, falta de isolamento entre torcedores, imprensa e jogadores, falta de coberturas em túneis e falta de consertos em vestiários.
“No geral, os estádios estão bem conservados. Nos locais onde foram detectadas falhas, já enviamos as devidas solicitações de reparos para os encarregados, que se prontificaram a resolvê-las em tempo hábil”, disse Ivan Bezerra.
Outro assunto discutido na pauta da reunião do Conselho Arbitral foi a festa de abertura do Campeonato Paraibano, que será promovida pela FPF, dia 13 deste mês, às 20h.
A cerimönia, que contará com a presença de todos os presidentes e patrocinadores dos clubes que irão disputar o certame 2002, terá entre outras atrações, a realização de um desfile para a escolha da Rainha do Campeonato Paraibano 2002, que desfilará com o uniforme oficial do clube que a candidata representará.
Estão confirmados para participar do Campeonato Paraibano de 2002 um total de 15 clubes, sem a presença de Botafogo e Treze na primeira fase, onde as 13 equipes serão divididas em três chaves: duas de quatro e outra de cinco. Na chave A estão Auto Esporte, América de Caaporã, Santa Cruz e Miramar; na B ficaram Campinense, Vila-Branca, Guarabira, Serrano e Perilima, e por último, na chave C, Sousa, Nacional de Patos, Atlético de Cajazeiras e Esporte de Patos.
As equipes irão jogar entre si nas chaves, classificando-se duas da chave A, três da B e duas da C, além da equipe com o terceiro melhor índice técnico entre A e C, perfazendo um total de oito que disputarão um cruzamento, com jogos de ida e volta entre o 2º (A x 1º B, 2º B x 1º A, 3º B x 1º C) e 3º (A/C x 2º C), onde classificam-se quatro equipes para disputar o segundo turno com Botafogo e Treze.