CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Últimas Notícias
 F-Indy
 Motociclismo
 F-3 Sul-Americana
 F-3.000 Internacional
 Indy Lights
 Stock Car
 F-3 inglesa
 F-Chevrolet
 F-Renault
 Rali
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bi na Indy, Gil desafia os ovais da IRL
Sexta-feira, 01 Março de 2002, 14h59

São Paulo - Depois de conquistar o bicampeonato da Fórmula Indy em 2000 e 2001, Gil de Ferran se prepara para um novo desafio a partir de sábado, quando estréia na IRL, categoria quase desconhecida para os brasileiros e disputada apenas em circuitos ovais. ``Não será fácil, vamos entrar em águas obscuras. Há muito para aprendermos, principalmente os detalhes das pistas'', disse o brasileiro à revista especializada Autosport.

Se quiser repetir o sucesso da Indy na IRL, Gil de Ferran vai ter que superar o norte-americano Sam Hornish Jr., da Pennzoil Panther Racing, que dominou a categoria no ano passado, ao vencer três provas e terminar 11 vezes entre os cinco primeiros.

A IRL surgiu em 1996 após um racha nos Estados Unidos entre o dono do autódromo de Indianapolis e a organizadora da Fórmula Indy, a Cart. Após o desentendimento, a categoria se dividiu em duas: de um lado a IRL (Indy Racing League), que ficou com a tradicional 500 Milhas de Indianápolis; do outro, a Cart, que no Brasil ainda é conhecida como Fórmula Indy ou Fórmula Mundial.

Gil de Ferran trocou uma categoria por outra por decisão de sua equipe, a Penske, que resolveu migrar para o novo campeonato. Além de Gil, a Penske levou para a IRL seu outro piloto, o também brasileiro Hélio Castroneves.

Nos testes da pré-temporada, os brasileiros da Penske mostraram que a adaptação pode ser mais rápida do que os adversários gostariam. Gil de Ferran e Castro Neves ficaram entre os pilotos mais rápidos dos testes feitos no início de fevereiro na Califórnia e em Phoenix.

Apesar da inexperiência na categoria, os pilotos da Penske têm boas recordações nas poucas vezes que se aventuraram na IRL.

No ano passado, Castro Neves foi o campeão das 500 milhas de Indianápolis, e Gil de Ferran ficou em segundo. Na comemoração, Helinho criou uma marca registrada, ao escalar a grade que o separava do público, como se fosse um jogador de futebol. ``Tivemos testes bastante produtivos no circuito de Homestead, em Miami, e estou otimista com nossa performance na corrida'', disse o Homem-Aranha brasileiro, como Helinho ficou conhecido. ``Continuamos a aprender com o novo equipamento em cada teste e estou começando a me sentir mais à vontade no carro''.

O terceiro brasileiro na IRL é Felipe Giaffone, que já conhece as pistas da categoria. Correndo pela Mo Nunn, ele foi escolhido como o Estreante do Ano em 2001 e terminou a temporada em sexto lugar.

Giaffone, no entanto, não quer fazer previsões para a primeira corrida. ``Fica difícil fazer prognóstico para o GP de Miami porque muitas equipe esconderam o jogo nos testes, mas posso dizer que a Mo Nunn está me dando estrutura para brigar de igual para igual pela vitória'', garante.

O Brasil ainda poderá ter um quarto piloto na categoria. O paulista Aírton Daré, que compete na IRL desde 2000, após passar três temporadas na Indy Lights, está finalizando um contrato para correr na categoria.

No sábado, os carros entram no oval de Homestead, ao sul de Miami, a partir das 15h (horário de Brasília) para a primeira das 15 provas da temporada 2002.

Reuters

 

 VEJA AINDA
IRL
Estreante deixa brasileiros para trás na IRL
Gil de Ferran fica para trás em testes da IRL
Brasileiro ameaçado de ficar fora das pistas
Equipe de brasileiro da IRL fecha as portas
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade