São Paulo - O Troféu Gustavo Borges de Natação de 2002, a maior competição para atletas não-federados do país, será disputado a partir do dia 9 de março na piscina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em Ribeirão. A quarta edição do torneio deve reunir mais de 6.000 crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, que disputarão as provas dos 50 metros nado livre e do revezamento 4 x 50 m livre.
”Eu mesmo tive a primeira chance para disputar uma competição quando era não-federado. Depois, foram em torneios como esse que me fizeram continuar na natação e não mudar para outro esporte”, disse o nadador Gustavo Borges, que se prepara para disputar o Campeonato Sul-Americano, entre os dias 13 e 17 de março, em Belém, e o Campeonato Mundial de Piscina Curta, de 3 a 7 de abril, na Rússia. “Estou cada ano mais motivado para promover o torneio", comentou.
O campeonato terá cinco etapas classificatórias e uma grande final, reunindo os melhores nadadores selecionados de São Paulo e do Paraná. As classificatórias serão as seguintes: 9/3 Ribeirão Preto; 23/3 Guarani Futebol Clube, em Campinas; 6/4 Palestra Esporte Clube, em São José do Rio Preto; 13/4 Constâncio Vaz Guimarães, em São Paulo; e 20/4 Gustavo Borges Natação & Fitness, em Curitiba. A final está prevista para o dia 5 de maio, no Ibirapuera, em São Paulo.
A novidade deste ano é a inclusão das provas de revezamento no torneio, abertas a todas as categorias, de pré-mirim a júnior. As provas
acontecerão em piscinas de 25 e de 50 metros, sendo os tempos de 25 convertidos para as de 50 metros, seguindo os critérios adotados pela
Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).