Rio - A Seleção Brasileira masculina de pólo aquático já está definida para a disputa do 36º Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, que começa nesta quinta- feira, em Belém, capital do Pará. Os 13 jogadores já foram selecionados pelos treinadores Carlos Carvalho e Eduardo Abla.
Já o pólo feminino não viajará mais para Belém, visto que além do Brasil, apenas a Venezuela se inscreveu para a competição, que necessita de um mínimo de três equipes para ser realizada. É a primeira vez que o Sul-Americano Absoluto (adulto) é realizado no Brasil, fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Porto Alegre.
As maratonas aquáticas dão largada à competição, com a travessia de 5km na próxima 5ª feira, dia 7/3, com a participação de atletas de Argentina, Equador, Venezuela e Uruguai. No sábado (9/3) será disputada a travessia de 10 quilômetros. Os outros esportes – natação, pólo aquático, natação sincronizada e saltos ornamentais - começam na quarta-feira, dia 13, com a natação indo até o domingo, dia 17, e os demais encerrando suas atividades na véspera.
O pólo aquático terá como adversários Argentina, Chile e Colômbia. Os 13 jogadores de pólo aquático convocados são os seguintes:
Goleiros – André Cordeiro, o Pará (Fluminense/RJ); e Gustavo Crivela (Guanabara/RJ)
Marcadores de Centro – Leadro Machado, o Flipper (Fluminense/RJ); e Vicente Henriques (Paineiras do Morumby/SP)
Centros – George Chaia (Fluminense/RJ); Yansel Galindo(Guanabara/RJ); e Rafael Murad (Flamengo/RJ)
Atacantes – Roberto Seabra, o Beto (Fluminense/RJ); Rodrigo Santos, o Rodriguinho (Fluminense/RJ); Daniel Mameri (Fluminense/RJ); Felipe Perrone, o Perroninho (Fluminense/RJ); Pedro Lima (Paineiras do Morumby/SP); e Fábio Chiquidimo (atacante).