Rio - A atleta Fabiane dos Santos será julgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva na próxima segunda-feira, dia 11 de março, às 18h, no Auditório da Vila Olímpica de Manaus, na capital amazonense.
A atleta encontra-se suspensa desde agosto de 2001, em função de resultado positivo em controle realizado no Grande Prêmio Brasil de Atletismo, no dia 6 de maio do ano passado, no Rio de Janeiro.
Fabiane, que deixou de participar dos Campeonatos Mundiais de Atletismo de 2001, em Edmonton (Canadá), exatamente por esse problema, apelou diretamente para a IAAF (Federação Internacional de Atletismo), solicitando a anulação da suspensão. A entidade internacional negou o pedido e mandou o caso de volta para o Tribunal da CBAt.
A substância detectada no exame antidoping foi um grau elevado de Testosterona. A atleta terá sua defesa a cargo do advogado espanhol Josep Maria Mir, que virá de Madrid especialmente para o julgamento. A defesa do caso contará também com o doutor em Ciências Químicas e Farmácia, Ovídio Gómez, igualmente vindo da Espanha.
Como trata-se da segunda infração por dopagem da atleta, caso venha a ser condenada, Fabiane dos Santos será eliminada do Atletismo de forma definitiva, acordo com as Regras Internacionais do esporte.