São Paulo – O médico americano Thomas Byrd, que operou Gustavo Kuerten, confirmou que o tenista deve voltar às quadras em três meses. Mas que o prazo pode aumentar ou diminuir dependendo da disciplina do atleta.
“Estou estimando que ele esteja recuperado e pronto para competir em três meses, datando do dia da cirurgia, mas lembrando que esse prazo pode aumentar ou diminuir, dependendo de como o corpo do atleta reagir nas próximas semanas. O trabalho de reabilitação já começou e a disciplina e a determinação do Guga devem ajudá-lo muito”, afirmou o médico.
Confira a íntegra da declaração de Byrd.
“Gustavo Kuerten foi submetido a uma artroscopia no quadril direito, no dia 26 de fevereiro de 2002, em Nashville, Tennessee. Ele tinha uma fissura na cartilagem do labrum, identificada em uma ressonância magnética realizada recentemente. A fissura era um tanto extensa e foi memorável o esforço de ele ter tentado continuar a competir com essas condições. A cirurgia foi um sucesso e estou muito feliz com o resultado. Toda a parte desgastada foi removida da cartilagem, devendo sumir com as dores que o importunaram no último ano.
Estou estimando que ele esteja recuperado e pronto para competir em três meses, datando do dia da cirurgia, mas lembrando que esse prazo pode aumentar ou diminuir, dependendo de como o corpo do atleta reagir nas próximas semanas. O trabalho de reabilitação já começou e a disciplina e a determinação do Guga devem ajudá-lo muito, como ajudou enquanto ele continuou a competir, lutando tanto contra o seu quadril, tanto quanto contra os seus adversários.”