Rio - A travessia de cinco quilômetros abre nesta quinta-feira, o 36º Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos e segundo de maratonas aquáticas, na cidade de Belém, no Pará. A prova terá largada às 12h, na Ilha das Onças e chegada na Estação das Docas.
São 21 atletas, representando seis países (Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Venezuela e Uruguai). Um dos técnicos da seleção brasileira, Daneil Geremia, acredita que desta vez o Brasil conquiste o título.
“No primeiro Sul-Americano, na cidade de Rosário, a Argentina levou o título. Estávamos com uma equipe jovem e os argentinos ainda competiram em casa. Mas desta vez estou otimista. Na prova de cinco quilômetros, Viviane Motti, no feminino, e a dupla Fábio Lima e Guilherme Bier, no masculino, estão bem e com muitas chances de vitória. Assim como o Carlos Pavão, na prova de 10 qulômetros, que acontecerá neste sábado. A luta mais difícil será a versão feminina dos 10 qulômetros, apesar do bom momento da Natalya Yakovleva”, disse Geremia.
A maior aposta do técnico brasileiro é a baiana Viviane Motti, de 27 anos, que é a atual bicampeã brasileira de maratonas aquáticas e este ano já saiu na frente na disputa do Circuito Brasileiro, ao vencer as primeiras etapas do calendário nas cidades gaúchas de Arambaré e Tapes.
O 36º Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos irá até o dia 17, também com disputas de natação, pólo aquático, natação sincronizada e saltos ornamentais.