Fukuroi - Policiais do Japão que se preparam para a Copa do Mundo deste ano participaram na quinta-feira de um treinamento em que tiveram de oprimir um grupo de hooligans, afastar um carro-bomba e retirar substâncias perigosas de um estádio.
Quase 200 policiais com roupas antimotim e de proteção contra substâncias perigosas participaram do exercício de três horas no estádio Ecopa Shizuoka (na região central do Japão), onde Camarões, Rússia, Bélgica e Alemanha disputam a primeira rodada em junho.
As autoridades japonesas prometeram ser duras com torcedores indisciplinados durante a Copa, entre 31 de maio e 30 de junho. A competição acontece simultaneamente na Coréia do Sul e no Japão.
O Comitê Organizador do Japão aumentou seus gastos com a segurança em 25 por cento, somando um total de 18,5 milhões de dólares, depois dos ataques de 11 de setembro contra os EUA.
``Um de nossos objetivos ao realizar esse exercício é confirmar que nosso treinamento será eficiente no Ecopa, onde os jogos acontecerão'', disse Katsuhiro Endo, diretor da seção de segurança da polícia de Shizuoka.
A polícia submeteu-se a testes em várias situações que podem acontecer no estádio, que tem capacidade para 50 mil pessoas.
Nos exercício de quinta-feira, ``hooligans estrangeiros'', que atiravam bicicletas, cadeiras e panelas, foram controlados pela polícia, que usava escudos e canhões de água.
A polícia também invadiu um ônibus que havia sido tomado por ``extremistas estrangeiros'', resgatando os passageiros.
``A segunda razão para fazermos isso é avaliarmos nossos equipamentos'', afirmou Endo.