Rio - O Brasil vai dar o pontapé inicial para ter uma cidade candidata à sede dos Jogos Olímpicos de 2012 com chances de brigar de igual para igual com as concorrentes.
Nos dias 18 e 19, o Hotel Glória vai receber o Seminário Sobre Candidatura para Jogos Olímpicos, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Representantes da entidade mostrarão como deve ser organizado um evento desse porte e, de quebra, devem entregar o caderno de encargos para as cidades brasileiras que desejam se candidatar.
“Depois das Olimpíadas de Sydney, o COI observou que havia uma falta de preparo para se realizar os jogos e organizou uma empresa dentro para transmitir conhecimentos sobre organização”, explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O seminário será a primeira realização do Serviço de Conhecimento dos Jogos Olímpicos (OGKS), órgão criado para ajudar candidatos à sede. O evento contará com a presença de especialistas em assuntos como marketing e política esportiva, todos com experiências em candidaturas anteriores.
“Este seminário é o primeiro passo para uma candidatura embasada. Uma candidatura é coisa séria, que consome de 20 a 30 milhões de dólares. A prefeitura, o Governo do Estado, e o governo Federal devem estar unidos”, disse Nuzman.