Rio - Com dois recordes continentais superados (50m e 100m peito) Eduardo Aquiles Fischer está se consagrando como o melhor nadador do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, que está sendo realizado em Belém, no Pará, até domingo, 17/03, com o patrocínio dos Correios. Nas finais desta sexta-feira, ele bateu o próprio recorde dos 50m, com 28s58.
Nas eliminatórias de quinta-feira, à tarde, Fischer superara a marca de campeonato, com 28s82, ficando apenas dois centésimos distante do recorde sul-americano. Melhor a cada prova, os resultados surpreendem o próprio nadador.
A argentina Georgina Bardach é outro destaque do torneio. A atleta da Argentina, de 17 anos, já venceu três provas neste sul-americano, duas com recorde de campeonato (200m costas, 200m e 400m medley).
Há três anos ela vem se destacando em competições internacionais e, ao lado do velocista José Meolans, já é um grande nome da natação na Argentina. Nas finais de sexta-feira, Georgina venceu e bateu recorde nos 200m costas e 400m medley.
Até o momento foram batidos dois recordes sul-americanos e 10 de campeonato. O Brasil ainda domina, mas o segundo dia de finais foi melhor que o primeiro para argentinos e venezuelanos.
Além das vitórias de Georgina, outra argentina, Cecília Biagioli, de 16 anos, venceu os 800m livre e tirou o título sul-americano da prova da brasileira Nayara Ribeiro. Cecília marcou 8m57s82 e Nayara ficou em segundo, com 9m00s96. O venezuelano Erwin Maldonado deixou Luiz Lima, recordista sul-americano, em segundo nos 400m livre. Cecília Biagioli esperava um recorde.