Rio - Depois de meses de especulações, o camaronês Issa Hayatou finalmente confirmou, neste sábado, que fará oposição à candidatura de Joseph Blatter, que tentará um mandato de mais quatro anos como presidente da Fifa. O presidente da Confederação Africana de Futebol tem 55 anos e já é um dos sete vice-presidentes da Fifa.
Hayatou está no Egito e fez o anúncio de sua candidatura enquanto presidia uma reunião da confederação africana. O camaronês é um dos maiores adversários políticos de Joseph Blatter, a quem vem fazendo duras críticas por causa das suspeitas de fraude nas contas da Fifa, reveladas pela imprensa nas últimas semanas.
Está é a primeira vez que um africano almeja a presidência da Fifa. A eleição acontece no dia 29 de maio, dois dias antes do jogo de abertura da Copa do Mundo, entre França e Senegal.
Após o anúncio da candidatura de Issa Hayatou, o presidente da Confederação Sul-Coreana de Futebol, Chung Mong-joon, um dos principais organizadores da Copa do Mundo deste ano, decidiu retirar-se da concorrência ao cargo de presidente da Fifa.
A notícia foi dada pelo porta-voz do comitê sul-coreano que participa da organização do Mundial.
Retirada sua candidatura, Chung Mong-joon passa a apoiar o nome de Issa Hayatou, já que, assim como o africano, também é contra a prmanência de Joseph Blatter como presidente da Fifa.