Rio - O nadador Edvaldo Valério virou os 50m livre atrás de Gustavo Borges, arrancou nos últimos 10 metros e foi campeão sul-americano dos 100m livre, com 49s62, na última prova Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, que terminou neste domingo, em Belém, no Pará.
O tempo de Valério melhor que o de Fernando Scherer, 50s04, de 1998, na Venezuela. Emocionado com o final da prova, o atleta baiano subiu no bloco de partida, saudou o público, gritou e demonstrou alívio com o ouro.
“Tive uma lesão muito séria em 2001 e cheguei a pensar que estava morto para a natação ou que levaria mais de um ano para me recuperar. Sinto um alívio enorme e uma sensação de dever cumprido. Depois do sofrimento com o rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo, estive dois meses só me preparando para este Sul-Americano. Foi só girar o braço, partir com tudo e deixar a galera vibrar”, disse Valério Bala.
O melhor tempo de Edvaldo nos 100m livre era 49s89. Segundo o técnico do nadador, Sérgio Silva, ele estará ainda melhor nos Jogos Pan-Americanos, em 2003. Gustavo ficou com a prata, com 50s09, e o venezuelano Oswaldo Quevedo levou o bronze, com 51s45.