CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Candidatos à presidência da Fifa trocam farpas
Domingo, 17 Março de 2002, 16h01

Cairo - O tom do que promete ser a campanha para a presidência da Fifa mais acalorada na história foi dado horas depois do anúncio oficial da candidatura de Issa Hayatou neste final de semana. O camaronês de 55 anos, presidente da Confederação de Futebol Africano (CAF), tornou-se o primeiro homem em 28 anos a desafiar um presidente em exercício. Se vencer a eleição em 29 de maio, será também o primeiro africano a ocupar o cargo mais alto da entidade.

Seu adversário, o suíço Sepp Blatter, foi eleito há quatro anos, superando o atual presidente da Uefa, Lennart Johansson, quando João Havelange se aposentou aos 82 anos, deixando o cargo livre depois de 24 anos na presidência. Havelange havia sido o último homem a desafiar um presidente, ao vencer Stanley Rous, em 1974.

Mas a campanha deste ano promete ser muito mais intensa do que a disputa de quatro anos atrás. O primeiro tiro foi disparado por Johansson, irritado com os comentários de Blatter de que a Europa pode perder vagas no comitê executivo da Fifa, bem como em futuras Copas do Mundo, e de que as associações britânicas podem perder o status que lhe garante automaticamente uma das vice-presidências da entidade, como reconhecimento por terem sido o berço do esporte no século 19.

As observações de Blatter são consideradas como uma represália a Johansson e outros membros do comitê executivo que apoiaram a formação de uma auditoria interna nas contas da Fifa.

Alguns estimam os prejuízos da Fifa com a falência da parceira ISL-ISMM em mais de 300 milhões de dólares, apesar de Blatter sustentar que as perdas não passaram de um décimo deste valor.

Reuters

 

 VEJA AINDA
Fifa
Cartola africano se candidata para presidência da Fifa
Cartolas prometem “guerra” contra presidente da Fifa
Uefa promete brigar para manter privilégios na Fifa
Coreano aguarda africano para lançar candidatura à Fifa
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade