Rio - A Penske começou a dar as cartas na IRL. Bastaram duas corridas para a equipe implantar na categoria o domínio que vinha mostrando nos últimos dois anos na F-Indy/Cart.
Neste domingo, em Phoenix, a equipe fez sua primeira dobradinha no ano. Hélio Castroneves venceu a prova, seguido de perto pelo parceiro Gil de Ferran. A briga, entre os dois, foi acirrada. Nas últimas voltas da corrida, disputaram a ponta lado a lado. E gostaram do resultado.
"Eu esperei pelo momento certo para dar o bote e, quando esse momento apareceu, eu agarrei", disse Castroneves, que também havia largado na pole position.
"Foi uma grande tarde para nós. Bela disputa. Passei Hélio no tráfego, e ele conseguiu dar o troco em uma relargada, após uma bandeira amarela. No geral, foi um bom dia para a Penske. Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para dedicar o resultado a Gary Buckner e sua família. Ele foi um cara muito importante para mim e para toda a equipe", disse Gil, se referindo a um mecânico que trabalhava com a Penske e que faleceu na semana passada.
Com o resultado, os dois já entram na briga direta pelo primeiro lugar na classificação. O líder do campeonato continua sendo o americano Sam Hornish Jr., atual campeão da categoria, com 89 pontos. Mas Castroneves segue de perto, em segundo, com 85 e Gil de Ferran, em terceiro, com 80. A próxima etapa será disputada em Fontana, na Califórnia, no próximo dia 24.