Rio - A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quarta-feira que a partir da temporada 2004 as equipes de F-1 só poderão utilizar um motor por fim de semana de corrida. Caso ocorra uma quebra e o piloto tenha que trocar de propulsor, ele cairá dez posições no grid de largada. Apesar disso, os fins de semana de corrida continuarão durando três dias, uma vez que a proposta pela redução para apenas dois dias não foi aprovada.
Também o uso do carro reserva será punido com uma queda de dez posições no grid.
Confira as outras mudanças:
- Agora, um piloto poderá ser punido caindo dez posições na corrida seguinte. Basta para isso que ele seja julgado culpado em um incidente ocorrido no GP anterior. A medida já vale para o GP Brasil deste ano.
- A numeração dos carros seguirá a classificação com mundial de construtores, a partir de 2003. A única exceção será no caso do piloto campeão e seu companheiro de equipe, que têm os números 1 e 2 assegurados.
- Um novo equipamento que protege a cabeça e o pescoço dos pilotos em caso de acidentes, chamado Hans, será adotado a partir de 2003. A medida, no entanto, ainda depende de acertos com os chefes de equipes e com a Daimler-Chrysler, dona da patente do equipamento, que não autorizou seu uso em competições internacionais até este momento.