Fontana - Os brasileiros Gil de Ferran e Hélio Castro Neves se sentirão em casa na pista oval de Fontana, na Califórnia, onde será realizada no domingo a terceira das 15 etapas desta temporada da Fórmula Indy Racing.
Ferran e Castro Neves, integrantes da equipe Penske, conhecem muito bem este autódromo californiano, onde nos últimos anos competiram pela Fórmula Cart (Fórmula Mundial).
Na atual temporada os brasileiros mudaram de categoria quando o dono de sua equipe, o americano Roger Penske, decidiu deixar a CART em busca de um retorno financeiro maior.
"O California Speedway é um circuito de grandes resultados para mim e onde tenho boas recordações. Ali ganhei o meu primeiro campeonato da CART em 2000 e estabeleci o atual recorde do circuito (241,428 mph)", disse Ferran, que considera a pista californiana como uma "das mais rápidas do mundo".
"Apesar da nossa experiência em Fontana com os carros da Cart, agora estamos no mesmo nível que os outros, pois para nós é uma nova experiência correr com os carros da Indy nesse circuito", declarou Castro Neves, campeão das 500 milhas de Indianápolis no ano passado.
O atual campeão da Indy, o americano Sam Hornish, é outro dos fortes favoritos desta etapa, onde irá tentar aumentar sua vantagem na classificação geral.
Após as provas de Miami e Phoenix, Hornish lidera com 89 pontos, seguido por Castro Neves com 85, Ferran com 80 e o chileno Eliseo Salazar em quarto com 62 unidades.
Hornish venceu na abertura da temporada, no dia 2 de março, em Miami, com Ferran em segundo e Castro Neves em terceiro. Na prova seguinte, no dia 17 de março em Phoenix (Arizona), Castro Neves ficou em primeiro, seguido por seu compatriota e o americano.
A prova de Fontana é uma das três novas etapas que foram agregadas ao circuito da Indy.