São Paulo - Uma vitória palmeirense, neste sábado, contra o Jundiaí, às 16h, fora de casa, vale muito mais que três pontos. O resultado garante o Verdão nas semifinais do Torneio Rio-São Paulo, a três rodadas do fim da primeira fase, e carimba o passaporte do time do técnico Vanderlei Luxemburgo para a Copa dos Campeões.
Pelos cálculos do treinador, atingindo 29 pontos, ele não poderá mais ser alcançado pelo quinto colocado. Ou seja, terá vaga nas semifinais, devendo figurar no Super Paulistão, competição que reunirá os três melhores paulistas do Rio-SP e o campeão paulista da Série A-1, liderado hoje pelo União São João.
"Esse é o nosso objetivo. Tropeçamos contra a Portuguesa (3 a 3, no domingo passado) e estamos precisando de dois pontos para garantir vaga nas semifinais", diz Luxa.
Se para brigar pelo título do Rio-São Paulo, o Verdão precisa de dois pontos, para a Copa dos Campeões basta um empate. A competição, que será disputada entre julho e agosto em Belém (PA), São Luís (MA) e Teresina (PI), contará com 16 equipes, entre elas as seis mais bem classificadas do Rio-São Paulo, e levará o campeão à Libertadores da América.
– Depois de assegurar a vaga, não podemos deixar cair o ritmo. No final, os outros podem atropelar a gente – alerta o atacante Christian.
Mas diminuir o ritmo nem passa pela cabeça do treinador. Quando tiver a vaga nas mãos, ele já tem um novo objetivo. Terminar a primeira fase na liderança e disputar as finais com a vantagem. Para isso, não pode perder muitos pontos.
"O primeiro colocado deve ficar com aproveitamento de 75% a 80%", calcula o treinador, que também prevê 63% para o último classificado.
Atualmente, após 11 rodadas, o aproveitamento palmeirense é de 78,8%. Se mantiver a média, chega aos 35 pontos e, pelas contas de Luxemburgo, acaba na liderança. Vale lembrar que o Jundiaí tem 19 pontos e também está na briga.