CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dida foge à regra e solta o verbo
Sexta-feira, 22 Março de 2002, 22h13

São Paulo - Jogador de futebol, de uma maneira geral, não gosta de lidar com a imprensa. A maioria até reconhece a importância de estar na mídia (proporciona novos contratos e oportunidades), é atraída pelos holofotes e pelas câmeras de TV, mas normalmente se sente desconfortável com o bombardeio de perguntas.

Outros sequer suportam a rotina de entrevistas e dezenas de perguntas depois de um treino, de um jogo. Falam, mas são "ossos do ofício".

O goleiro Dida faz parte desse segundo time. Reservado, introvertido, só dá entrevistas na antevéspera ou após os jogos do Corinthians.

"É que eu não quero perder a concentração no jogo. Prefiro me reservar. É bom porque vocês podem entrevistar o Doni, o Rubinho...", diz.

Ultimamente, porém, Dida tem aberto algumas exceções. Há três meses ele diz que vem trabalhando a imagem. Mas nada oficialmente.

"O pessoal da assessoria do Corinthians me ajuda com relação a isso", diz ele, nome certo como um dos três goleiros da Seleção no Mundial.

Segundo a assessoria do clube, o goleiro recebe o mesmo tratamento que os demais jogadores.

Ausência na convocação

"Ele (Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira) tem que estar sempre à vontade para convocar quem ele quiser. Só vão ser chamados 23 jogadores, então é preciso ter paciência. Ele já me conhece e sabe que, se precisar, pode contar comigo."

Copa do Mundo

"Não estou garantido, não. Faltam dois amistosos. Continuo trabalhando aqui para ser lembrado. Por estar perto da Copa, a preparação tem que ser ainda mais forte no clube."

Relação com a imprensa

"A imprensa dá muito mais espaço para os erros do que para os acertos. Se você erra hoje, vão falar desse erro até a semana que vem. Mas as coisas boas são esquecidas no dia seguinte. (A reportagem lembra o recente gol de Alex, contra o São Paulo, repetido dezenas de vezes pelas TVs). É, foi um lindo gol. Só há exceção para coisas assim, fora do comum."

Pressão no futebol

"A profissão é complicada. Se o jogador não tiver equilíbrio na hora de receber elogios e críticas, que são muitas, ele não consegue jogar. Eu já recebo (as críticas) com naturalidade. Podem falar o que quiserem. Tenho minha autocrítica e sei me analisar."

Imagem pessoal

"Tenho assessor, mas ninguém que trabalha só para mim. Há três meses o pessoal do Corinthians me ajuda com relação a isso. As informações são passadas por eles e você trabalha em cima disso (segundo a assessoria, essa ajuda se restringe ao meio-campo entre os jogadores e os meios de comunicação)."

Relacionamento no futebol

(A reportagem cita entrevista feita com o técnico Emerson Leão, quando este assumiu a Seleção e disse que Dida "estava esquecido na Itália precisando de ajuda". Pergunta se ele se considera bem relacionado no meio). "Não sei, não penso nisso. Fico feliz e satisfeito porque os treinadores que passaram pela Seleção (com Zagallo disputou as Olimpíadas de 96, como titular, e a Copa de 98, como reserva, Vanderlei Luxemburgo, Leão e Felipão) gostam do meu trabalho."

Passagem pela Itália

"Aprendi muito na Itália. Apesar de não estar jogando, conheci o futebol europeu e aprendi bastante sobre variações táticas. O futebol italiano se resume a táticas. A diversidade é grande. Foi um amadurecimento."

Futuro pós-carreira

(A reportagem pergunta se ele pensa em ser técnico depois de encerrar a carreira). "Por ora, não. Ainda é cedo para parar de jogar. Até porque sou goleiro, e goleiros costumam ter vida profissional mais longa que um jogador de linha."

L! Sportpress

 

 VEJA AINDA
Corinthians
Clássico na semifinal não assusta Parreira
Reservas viram clone do Bota no Corinthians
Corinthianos 'secam' Vasco e Bota pela TV
Lesão no púbis ainda incomoda zagueiro do Timão
Veja lista completa
Futebol Paulista
Belleti empurra lateral para posição do pai no São Paulo
Sãopaulinos rechaçam placa para Alex no Morumbi
Washington completa cem jogos com a camisa da Ponte
Cachorrão vira dúvida na zaga do São Paulo
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade