Abidjan (Costa do Marfim) - Joseph Blatter, o polêmico presidente da Fifa, insistiu nesta terça-feira que as finanças da organização estão em ordem, após um congresso extraordinário ter sido convocado para analisar as contas da entidade.
Blatter disse que a Fifa perdeu cerca de U$ 22 milhões com o colapso em maio da ISL-ISMM, que era responsável pela venda dos direitos de TV da Copa do Mundo e tinha dívidas estimadas entre 300 milhões e 1,2 bilhão de dólares.
“O estado das finanças da Fifa é bom”, disse Blatter em uma entrevista coletiva em Abidjan. “A Fifa está aberta, não tem nada a esconder”, disse ele, minimizando o que chamou de “batalha de jornais sobre as finanças da Fifa”. “As pessoas vêm tentando há muito tempo desestabilizar o presidente da Fifa”, completou.
Um congresso extraordinário da Fifa vai discutir suas finanças no dia 28 de maio, três dias antes do início da Copa do Mundo e um dia antes da votação para a escolha do novo presidente da Fifa, nas quais Blatter é candidato à reeleição.
Issa Hayatou, presidente de Confederação Africana de Futebol (CAF), é o desafiante ao cargo, e não quis comentar a situação financeira da Fifa até que uma auditoria interna seja feita.
Mas o camaronês disse em outra entrevista coletiva em Abidjan que espera aumentar a transparência na entidade. “Vou fazer tudo que posso para tornar tudo mais transparente na Fifa”, disse Hayatou.