Londres - O Arsenal pode assumir a ponta na briga pelo título do Campeonato Inglês nesta segunda-feira, deixando Liverpool e Manchester United lutando pelo segundo lugar. Uma vitória fora de casa contra o Charlton Athletic leva a equipe de Arsene Wenger para o primeiro lugar na tabela.
Há partidas importantes também na luta pelo rebaixamento. Outros encontros cruciais -- Blackburn Rovers contra Southampton e Bolton Wanderers contra Everton -- acontecem no mesmo dia.
Wenger sabe que o Arsenal, que atualmente ocupa o terceiro lugar, dois pontos atrás do Liverpool e um atrás do Manchester, depende apenas de si mesmo para ser campeão.
O técnico francês está confiante de que seus comandados não vão sentir a pressão, ainda que o Charlton esteja invicto contra times de Londres nesta temporada, depois de 12 partidas.
``O jogo contra o Charlton nos dá a chance de somar três pontos e chegar ao topo da tabela'', afirmou Wenger no site do Arsenal depois dos 3 x 0 sobre o Sunderland no sábado.
``Sabemos que se fizermos isso na segunda-feira e continuarmos assim nas outras partidas seremos campeões''.
``Sabemos que ninguém pode nos alcançar se vencermos todos os jogos e é por isso que vamos dar tudo em todos eles''.
``Nosso objetivo é vencer todos os jogos e acho que isso é possível. Olhamos para um de cada vez, mas podemos vencer todos''.
``Não somos tolos a ponto de pensar que o Charlton não vai ser um adversário difícil, sabemos que temos de estar no nosso melhor contra eles''.
``É sempre muito disputado contra eles, eles dificultam muito para nós, mas vamos dar o melhor de nós''.
Enquanto o Arsenal recupera os jogos que fez a menos na liga, Liverpool e United se preocupam com as quartas-de-final da Copa dos Campeões.
O Liverpool, que derrotou o Charlton por 2 x 0 em casa no sábado, recebe o Bayer Leverkusen na quarta-feira, enquanto o United, que bateu o Leeds por 4 x 3, vai à Espanha enfrentar o Deportivo La Coruña na terça.
Já o Bolton subiu para a 15ª posição com a vitória de sábado sobre o Aston Villa, por 3 x 2, e pretende continuar sua mini-recuperação em Goodison Park.
``Nos últimos sete jogos temos três vitórias, duas derrotas e dois empates, portanto estamos na nossa segunda melhor seqüência da temporada'', comentou o técnico Sam Allardyce na internet.
O Everton conquistou duas vitórias seguidas com o novo técnico, David Moyes, antes de ser trazido de volta à realidade na derrota por 6 x 2 contra o Newcastle United na sexta-feira.
Eles estão acima do Bolton apenas no saldo de gols e esperam que Kevin Campbell seja aprovado no teste físico de segunda e possa jogar.
``Infelizmente a equipe está acostumada a lutar contra o rebaixamento, mas nesse momento isso pode ser uma vantagem'', afirmou o companheiro de ataque de Campbell, Duncan Fergusson. ''Acho que nas últimas semanas nós provamos que somos capazes de escapar dos problemas''.
O Blackburn está em situação difícil, logo acima da zona de rebaixamento, depois da decepcionante derrota para o lanterna Leicester City no sábado, por 2 x 1. Para complicar, o atacante Andy Cole, suspenso por três jogos, não enfrenta o Southampton em Ewood Park.
O Ipswich Town sofreu uma derrota por 3 x 1 contra o West Ham United que o deixou entre os três últimos do campeonato, precisando de um resultado positivo contra o Chelsea, em Portman Road.
O Chelsea, atual quinto colocado, ainda sonha em chegar entre os quatro primeiros, classificando-se para a Copa dos Campeões. O Newcastle, quarto colocado, enfrenta o Aston Villa na terça.
Sunderland e Fulham também correm risco de rebaixamento. O Sunderland recebe o Leicester City e o Fulham, o West Ham.
O Derby County ainda não desistiu de escapar da queda e tem de passar pelo Middlesbrough, que aos pouco vai se distanciando do perigo.
Veja quais são os jogos de segunda-feira:
Blackburn Rovers x Southampton
Charlton Athletic x Arsenal
Derby County x Middlesbrough
Everton x Bolton Wanderers
Fulham x West Ham United
Ipswich Town x Chelsea
Sunderland x Leicester City
Tottenham Hotspur x Leeds United