América tira chocolate da boca do Botafogo
Domingo, 31 Março de 2002, 17h54 Atualizada: Domingo, 31 Março de 2002, 18h06
São Paulo – Domingo de Páscoa, sol e um adversário fraco. Apesar de tudo favorável, a torcida do Botafogo não recebeu nenhum presente na tarde deste domingo no Maracanã. O chocolate tão esperado em cima do América não aconteceu, muito pelo contrário. O time perdeu por 1 a 0 e desperdiçou a chance de encostar nos líderes do Rio-São Paulo.
O gol foi marcado por Gil Bala, aos 46min do segundo tempo.
O Botafogo continua com 20 pontos. Já o América conquista sua primeira vitória na competição, mas segue na lanterna com 4 pontos.
No primeiro tempo, o Botafogo pouco fez para garantir a festa da torcida. Como o adversário tinha apenas um ponto na competição, o time de Abel Braga ficou sonolento, sabendo que a qualquer momento faria o gol.
Aos 36min, Alexandre teve a chance ao ficar livre na área com a bola, depois do corte feito por Piá. O chute saiu forte, mas rente à trave direita de Max pelo lado de fora.
O América pouco fez para tentar o gol. Apenas deixava Gil Bala para puxar o contra-ataque, mas o atacante não conseguia nem chegar na intermediária. Na defesa, o técnico René Weber plantou os dois zagueiros na entrada da área com a missão de parar Dodô e cia com chutões. A tática deu certo, o Bota não conseguia entrar tocando pelo meio da zaga e nas laterais, Rodrigo e Léo Inácio foram pouco acionados.
Na volta para o segundo tempo, o treinador Abel Braga fez duas modificações. Entraram Geraldo e Leandro Eugênio, nos lugares de Carlos Alberto e Rodrigo Fernandes. “Vou colocar alguém que queria jogar”, disse o comandante do Bota na volta dos vestiários, mostrando profunda irritação com o time.
A bronca do vestiário deu certo. O Bota voltou mais disposto, principalmente Dodô. Aos 5min, ele ficou sozinho na área, mas chutou por cima do goleiro Max. Dois minutos depois, Dodô girou de fora da área, chutando forte e rasteiro. Max se esticou todo para cortar e Piá complementou, tirando da área.
Aos 22min, Dodô ficou livre na área, mas chutou à esquerda do gol, após o rebote da bomba de Geraldo. Com a entrada de Taílson no lugar de Felipe, que saiu com uma torção no joelho direito, o Bota melhorou ainda mais,
O América só assustou no fim do jogo. Aos 37min, Tinho chutou de longe, obrigando Kleber a grande defesa. Depois, Gil Bala ficou na cara do goleiro, mas chutou para fora.
E quando tudo parecia estar decretado no Maracanã, veio o castigo para o Botafogo. Gil Bala recebeu lançamento de Robson, aos 46min do 2º tempo, e tocou de primeira no canto esquerdo do Kleber.
Kléber; Fabiano,
Váldson e Romeu; Rodrigo Fernandes (Leandro Eugênio), Carlos
Alberto (Geraldo), Almir, Alexandre e Léo Inácio; Dodô
e Felipe (Taílson). Técnico: Abel Braga.
Amércia
Max; Robson, Leonardo, Tinho e Piá;
Luciano Netter, Nelson, Fábio Luiz e Leandro (Roberto Brito); Fagner
(Ratinho) e Gil Bala. Técnico: Renê Weber.