No primeiro tempo, o Botafogo pouco fez para garantir a festa da torcida. Como o adversário tinha apenas um ponto na competição, o time de Abel Braga ficou sonolento, sabendo que a qualquer momento faria o gol.
Aos 36min, Alexandre teve a chance ao ficar livre na área com a bola, depois do corte feito por Piá. O chute saiu forte, mas rente à trave direita de Max pelo lado de fora.
A bronca do vestiário deu certo. O Bota voltou mais disposto, principalmente Dodô. Aos 5min, ele ficou sozinho na área, mas chutou por cima do goleiro Max. Dois minutos depois, Dodô girou de fora da área, chutando forte e rasteiro. Max se esticou todo para cortar e Piá complementou, tirando da área.
Aos 22min, Dodô ficou livre na área, mas chutou à esquerda do gol, após o rebote da bomba de Geraldo. Com a entrada de TaÃlson no lugar de Felipe, que saiu com uma torção no joelho direito, o Bota melhorou ainda mais,
E quando tudo parecia estar decretado no Maracanã, veio o castigo para o Botafogo. Gil Bala recebeu lançamento de Robson, aos 46min do 2º tempo, e tocou de primeira no canto esquerdo do Kleber.