Rio - A segunda etapa da Copa do Mundo de Ciclismo profissional aconteceu neste domingo, na Bélgica, com a disputa do 86ª Tour de Flandres e terminou com a vitória do italiano Andrea Tafi, da equipe Mapei.
A prova, disputada num percurso de 264 quilômetros, foi coberta por Tafi em 6 horas e 53 minutos, na espetacular média de 43 km/h. Detalhe: o percurso do Tour de Flandres, além de muito longo, é duríssimo, pois os ciclistas tem que escalar 16 montanhas de grande inclinação.
A vitória de Tafi foi um grande desapontamento para os 300 mil belgas que foram torcer para seus dois favoritos: o ídolo nacional Johan Museeuw (equipe Domo) e seu herdeiro, Peter van Petegem (equipe Lotto), respectivamente segundo e terceiro colocados na prova. De fato, a rivalidade entre os dois belgas facilitou a vitória de Tafi, que escapou sem resistência, a menos de 4 km da chegada, do pequeno grupo que liderava a prova em função da marcação entre os favoritos.
”Vencer aqui representa a recompensa de anos de sacrifício”, comemorou Tafi.
Com a nona colocação, o italiano Mario Cipollini mantém a liderança da Copa do Mundo com 120 pontos, seguido de Tafi, com 100, e do americano Fred Rodriguez com 79. A Copa prossegue no próximo domingo, na França, com a tradicional Paris-Roubaix.