Grêmio confirma vaga e pega River Plate na Libertadores
Terça-feira, 09 Abril de 2002, 23h00 Atualizada: Terça-feira, 09 Abril de 2002, 23h24
São Paulo - O Grêmio confirmou sua vaga na próxima fase da Copa Libertadores da América ao vencer o 12 de Octobre, do Paraguai, por 1 a 0 na noite desta terça-feira, no Olímpico, no Rio Grande do Sul. O gol da vitória foi marcado pelo ala Anderson Lima, no final da segunda etapa.
Com o resultado, o time do técnico Tite garantiu o primeiro lugar no grupo 2 do torneio Sul-Americano com 12 pontos. O Cienciano do Peru venceu o Oriente Petrolero da Bolívia por 2 a 0, em casa, e ficou com a segunda vaga da chave.
Agora, nas oitavas-de-final, o time gaúcho joga contra o River Plate da Argentina, sendo que decide a vaga para as quartas-de-final em seus domínios, depois de visitar os argentinos na partida de ida.
Apesar do empate garantir as duas equipes, o Grêmio, empurrado por uma numerosa torcida, foi todo ao ataque desde o início da partida e logo no segundo minuto de jogo, Zinho bateu forte e a bola explodiu na zaga.
Aos oito, Tinga recebeu e mandou uma pancada da entrada da área que o goleiro Ortiz pegou firme no meio do gol. No minuto seguinte, Mauro Galvão tocou de cabeça pela linha de fundo.
As duas melhores chances do Grêmio foram com Andreson Lima que por duas oportunidades acertou a trave adversária.
Na primeira, aos 14, o ala recebeu de Gilberto pela direita e mandou a bomba no poste esquerdo de Ortiz. A segunda, oito minutos mais tarde, Anderson acertou o travessão paraguaio em uma bela cobrança de falta.
Em meio ao sufoco, o 12 de Octobre viveu todo o primeiro tempo de cruzamentos em cima de Emerson, que substituiu o zagueiro de Felipão Anderson Polga machucado no joelho.
Em um deles, aos 45 minutos, Bareiro escorou livre um cruzamento de Roma pela linha de fundo, na cara de Eduardo, que só observou a bola sair caprichosamente pela linha de fundo na chance mais clara de gol na etapa inicial.
No segundo tempo, o panorama do jogo seguiu igual. Uma forte retranca do 12 de Octobre e o Grêmio sufocando. O gol saiu aos 33 minutos com Andreson Lima batendo falta de pé direito, que o goleiro Ortiz ainda tocou na bola mas não pode evitar o gol que definiu a derrota e a eliminação de seu time do torneio.
Untitled Document
Grêmio-BRA
1
X
0
12
de Octubre-PAR
Local
Estádio Olímpico (Porto
Alegre, RS)
Juiz
Daniel Gimenez (Arg)
Data
09/04
Horário
21h10
Público
e Renda
17.136 pessoas e R$ 97.759,00
Cartões
Amarelos
Valdez, Ávalos (12Oct), Gavião (G)
Gol
Anderson Lima aos33 do segundo tempo
Grêmio-BRA
Eduardo Martini, Emerson,
Mauro Galvão (Gavião 83) e Róger; Anderson Lima, Claudiomiro,
Tinga, Zinho e Gilberto; Luís Mário (Rodrigo Fabri 83) e Rodrigo
Mendes (Grafite 63). Técnico: Tite.
12
de Octobre-PAR
Ortiz , Valdez, Moreno, Rolon e Martínez;
Veron (Mendoza 60) Mendieta, Gómez e Ávalos; Bareiro (Centurion
86) e Roman (González 71). Técnico: Saturnino Arrúa