Rio – O atacante Romário está prestes a superar a o recorde de gols na carreira de Zico. Depois de fazer o gol da vitória do Vasco sobre o São Paulo na quarta-feira, pela Copa do Brasil, o atacante chegou aos 831, mesmo número do ex-jogador do Flamengo.
Ambos estão empatados, porém muito longe do maior artilheiro da história do futebol brasileiro, Pelé, que tem 1281 gols.
``Eu continuo com o meu objetivo de chegar aos mil gols, agora superar o Pelé já é bem mais difícil'', disse Romário, após o jogo em São Januário.
Tanto Romário quanto Zico contabilizam nas suas estatísticas pessoais os gols marcados não só profissionalmente, mas também os feitos em categorias amadoras.
Zico, por exemplo, fez 81 gols como amador, incluindo a escolinha e a categoria juvenil do Flamengo. Já Romário fez 74 como amador.
``Um jogador que chega a uma marca dessa tem seus méritos e suas qualidades. Hoje em dia, se por um lado está mais fácil superar recordes por causa do excessivo número de jogos, por outro está mais difícil porque o futebol está cada vez menos voltado para o ataque'', explicou Zico.
``No futebol atual, acho difícil alguém bater a marca dos mil gols, como fez Pelé'', completou.
Romário terá a chance de superar Zico no domingo, quando o Vasco da Gama enfrentar o Corinthians em São Paulo, pelo Torneio Rio-São Paulo.
``Meu objetivo sempre foi esse, chegar aos mil gols. Não sei se vou conseguir, faltam mais de 100 e já tenho 36 anos. Enquanto eu tiver condições física vou continuar jogando para superar minhas marcas e ajudar os clubes e a seleção'', completou Romário, afirmando que ainda não sabe quando vai parar de jogar.
``Para mim é uma honra ter essa possibilidade de superar uma marca como a do Zico, um homem que fez história no futebol. Mas com todo o respeito, acho que vou superar'', disse.
Se em número de gols os dois jogadores estão empatados, na média por jogo Romário já superou Zico. Em 880 jogos na carreira, Romário fez 831 gols, enquanto que Zico precisou de 1176 jogos para atingir a marca.
``Eu fiz 831 gols jogando como meia-atacante, e o Romário sempre foi exclusivamente atacante'', alfinetou Zico.