Rio - Em quatro anos de existência, o Troféu Gustavo Borges de Natação, a maior competição do país para atletas não-federados, terá pela primeira vez uma etapa disputada em São Paulo. E assim como aconteceu nas três primeiras etapas do torneio de 2002, realizadas em Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto, a capital paulista também verá, neste sábado, uma verdadeira festa do esporte.
A organização recebeu 1.234 inscrições para as provas individuais e 40 para o revezamento, na piscina do Conjunto Desportivo do Ibirapuera.
“A expectativa é excelente. Tenho certeza de que a competição será um grande sucesso e uma festa para os nadadores e seus familiares. Fico muito feliz com a oportunidade de ver de perto essa criançada nadando, descobrindo um esporte e um objetivo”, afirmou o patrono Gustavo Borges, que voltou nesta terça-feira da Rússia, onde conquistou a medalha de prata na prova dos 200 metros livre do Campeonato Mundial de Piscina Curta, disputado no Olympiisk Sports Complex, mesmo local em que foi realizado o torneio de natação da Olimpíada de Moscou, em 1980.
Crianças e adolescentes de 7 a 18 anos vão disputar provas de 50 metros nado livre e de revezamento 4 x 50 m livre, a partir das 8h30min, em séries seguidas. As três primeiras etapas reuniram 3.715 atletas: 1.256 atletas em Ribeirão Preto, 1.429 em Campinas e 1.030 em São José do Rio Preto.
A etapa paulistana terá a participação de centenas de atletas do interior também. Cidades como Catanduva, Águas de Lindóia, Mogi Mirim, Itapira, Sorocaba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Tanabi, Guarujá, Barueri e Jundiaí, por exemplo, inscreveram representantes.
Vão participar também vários nadadores de Minas Gerais. As associações com mais inscritos são a Escola Mori, com 126; Academia Jetcenter, com 92; e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, dirigido pela ex-jogadora de basquete Magic Paula, que terá 85 atletas na competição. Como sempre acontece, 60% dos inscritos são do sexo masculino.
O campeonato terá no total cinco etapas classificatórias e uma grande final, reunindo os melhores nadadores selecionados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A última classificatória será no dia 20 de abril no Gustavo Borges Natação & Fitness, em Curitiba. A final está prevista para o dia 5 de maio, novamente no Ibirapuera, em São Paulo.
Para participar da etapa de Curitiba do IV Torneio Gustavo Borges de Natação, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível nas principais academias de natação, seguindo todas as orientações do regulamento, ou ainda acessando o site www.gustavoborges.com.br.