Saint Denis - O Bordeaux derrotou o Lorient neste sábado por 3 a 0 na final da Copa da França, que classifica o campeão para a Copa da Uefa, disputada no Stade de France (Saint Denis, norte de Paris).
O português Pauleta marcou dois gols nesta partida decisiva.
O Stade de France estava praticamente lotado, com 77.551 pessoas, para a partida.
O Bordeaux começou bem e abriu o placar logo aos cinco minutos, quando Pauleta, artilheiro da primeira divisão francesa com 21 gols, completou para as redes um cruzamento perfeito.
A três minutos do intervalo, o meio-campista Camel Meriem aumentou, aproveitando um rebote do goleiro Stephane Le Garrec.
Pauleta fez o terceiro da entrada da área, aos 14 do segundo tempo.
``Fazer dois gols com o estádio assim é puro êxtase'', afirmou o português. ``Espero fazer o mesmo por Portugal na Copa do Mundo''.
O capitão Christophe Dugarry, que nunca havia conquistado um título doméstico, estava emocionado com o sucesso da equipe.
``A última vez que eu levantei um troféu foi no final da Copa do Mundo de 1998'', relembrou o veterano de 30 anos.
``Estou muito feliz por mim, é claro, mas também pela equipe'', disse o meio-campista Vikash Dhorasoo, que venceu a Liga no ano passado, com o Olympique Lyon.
``Tivemos sorte de marcar logo, mas era o que pretendíamos. Queríamos sair na frente para que eles não pensassem que podiam ganhar. E funcionou''.
O Bordeaux já havia disputado duas finais da Liga da França desde que o campeonato foi criado, em 1995, perdendo para o Strasbourg em 97 e para o Paris St Germain em 98, ambas nos pênaltis.
O Lorient, que ocupa o último lugar na primeira divisão francesa, tem mais uma chance de encerrar a temporada com resultado positivo, ao enfrentar o Bastia na final da Copa da França, em 11 de maio.