Madri - Barcelona e Real Madrid voltam a se enfrentar em disputa de um título europeu depois de mais de 40 anos. A partida válida pelas semifinais da Liga dos Campeões será disputada nesta terça-feira, no Estádio Nou Camp.
O Barcelona, que joga o primeiro jogo das semifinais no Nou Camp no dia do santo padroeiro da Catalunha, conta com a lembrança de ter sido o primeiro clube a eliminar o Real Madrid da Copa da Europa.
Isso aconteceu na temporada de 1960/61, quando os dois rivais espanhóis se enfrentaram pela última vez na Copa da Europa, antigo nome da Copa dos Campeões. O Barcelona conseguiu eliminar o Real, que vinha de cinco conquistas na competição.
O sexto título do Real na Copa da Europa aconteceu em 1996, e pouco tempo depois a equipe de Madri chegou a oito títulos, com vitórias em 1998 e 2000 na Copa dos Campeões.
O Real leva um ligeiro favoritismo porque o treinador Vicente del Bosque vai poder contar com todas as suas estrelas como Zinedine Zidane, Luis Figo, Roberto Carlos e Raul. Ele tem uma dúvida no ataque. Morientes sente dores musculares e se não puder atuar, será substituído por Gutti. O atacante Sávio que teve boa atuação na vitória sobre o Tenerife no último sábado está confirmado no banco de reservas.
O Barcelona, que só conquistou a Copa dos Campeões em 1992, vai jogar desfalcado devido a contusões. Rivaldo está com problemas nos ligamentos do joelho e está vetado. O lateral Puyol também está contundido, fato que aborreceu o treinador Rexach que considera o jogador como um dos mais importantes na armação da equipe. O meia Xavi está suspenso.