Barcelona - Barcelona e Real Madrid voltam a se enfrentar em um campeonato europeu depois de mais de 40 anos nesta terça-feira. Desta vez o Real é favorito e poderá firmar sua posição de liderança do futebol europeu.
O Barcelona, que joga o primeiro jogo das semifinais no Nou Camp no dia do santo padroeiro da Catalunha, Santo Jordi, tem ao seu lado também a lembrança de ter sido o primeiro clube a eliminar o Real Madrid da Copa da Europa .
Isso aconteceu na temporada de 1960/61, quando os dois rivais espanhóis se enfrentaram pela última vez na Copa da Europa, antigo nome da Copa dos Campeões. O Barcelona conseguiu eliminar o Real, que vinha de cinco conquistas na competição.
O sexto título do Real na Copa da Europa aconteceu em 1996, e pouco tempo depois chegaram a oito títulos, com vitórias em 1998 e 2000 na Copa dos Campeões.
Embora a hegemonia não seja mais a mesma, o time de Vicente del Bosque, com os astros Zinedine Zidane, Luis Figo, Roberto Carlos e Raul, o Real ainda é referência no futebol da Europa.
O Barcelona, que só conquistou a Copa dos Campeões em 1992, está desfalcado devido a contusões. Rivaldo, agravou uma contusão no joelho e não jogará, assim como Carles Puyol. Xavi, que também é importante na armação da equipe, está suspenso.
O Real Madrid poderá contar com a força total de Zidane, que foi poupado na partida do final de semana contra o Tenerife.
Fernando Morientes ainda se recupera de contusão na coxa e não é presença certa na partida. A principal ausência do time de Madri será Luis Figo, o astro da seleção portuguesa, que está suspenso.