Rio - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nesta segunda-feira que perdeu totalmente a confiança em Michel Zen-Ruffinen, secretário-geral da entidade. Ele classificou como "injustas e falsas" as acusações dirigidas por Ruffinen após sua decisão de parar os trabalhos da Comissão de Auditoria Interna que investiga as finanças da entidade.
“Estou surpreso. Depois de quatro anos de cooperação, só agora, durante a campanha eleitoral, ele se dirige a mim publicamente com tais acusações”, afirmou Blatter em um comunicado publicado no site oficial da Fifa.
Zen-Ruffinen acusou o suíço de suspender os trabalhos para impedir o seu testemunho. “Há meses tenho constatado certos problemas no processo financeiro da Fifa. O estatuto estabelece que devo controlar todas as decisões desse setor, mas o fato é que se têm tomado algumas sem me consultarem. Está claro que o presidente e o diretor de finanças não têm respeitado o regulamento”, disse Zen-Ruffinen.
Blatter, que acaba de voltar de Miami, onde assistiu ao congresso da Concacaf que reelegeu o presidente Jack A. Warner, se encontrará com Zen-Ruffinen e com David Will, responsável pela Comissão de Auditoria Interna, para decidir como Will deve continuar realizando seu trabalho.