Local de Nascimento: Quebec, Canadá
Anos na F1: 1977 a 1982
Escuderias: McLaren e Ferrari
Considerado um dos pilotos mais talentosos da história da F1, mesmo sem jamais ter sido campeão mundial, Gilles Villeneuve conseguiu mostrar seu talento. Além do grande desempenho nas pistas, o pai do campeão mundial Jacques Villeneuve era conhecido pelo apelido de “piloto voador” por conta da quantidade e dos graves acidentes que sofreu ao longo de sua carreira na Fórmula 1.
Na mais impressionante delas, no GP do Japão de 1977, o canadense bateu com o sueco Ronnie Peterson e seu carro foi lançado de encontro a dois espectadores que assistiam à prova de um local proibido. As duas pessoas morreram.
Mas no GP da Bélgica de 1982, o acidente fatal. A rivalidade com o então companheiro de Ferrari Didier Pironi foi um dos motivos do acidente. Villeneuve tentava superar o "parceiro" francês no treino de classificação e, em sua última volta, bateu com o alemão Jochen Mass, que voltava do boxe. As rodas dos pilotos se tocaram e a Ferrari de Villeneuve “voou” e capotou várias vezes antes de o cockpit do piloto se partir ao meio.