Fluminense Campeão Brasileiro 2010

Flu completa redenção, apaga
fracasso de 2009 e é campeão
pela 2ª vez

Há cerca de um ano, o torcedor do Fluminense sofria na partida contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, válida pela última rodada da Série A de 2009. No entanto, um gol de Marquinho decretou o empate por 1 a 1 no Sul, salvou o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e evitou uma catástrofe nas Laranjeiras com nova queda de divisão na história do clube. Quase 365 dias depois da "salvação", o fã do "time tantas vezes campeão" pôde, enfim, comemorar de verdade: o Flu, depois de 26 anos, consegue o segundo título da primeira divisão.

O hino do Fluminense diz que a equipe "fascina pela tua disciplina". Inspirada pelos versos de Lamartine Babo, a diretoria do clube apostou na estrela de Muricy Ramalho e não se arrependeu. Sob o comando do, agora, tetracampeão brasileiro, o time tricolor liderou 23 rodadas, número maior do que o de qualquer concorrente nesta temporada.

O Campeonato Brasileiro de 2010, além de marcar o ressurgimento do Fluminense entre os grandes clubes do País, marcou a confirmação do nome do argentino Darío Conca entre as grandes estrelas do futebol brasileiro.

Com as seguidas lesões de Deco, Fred e Emerson, o meia precisou assumir a responsabilidade. E fez a função com louvor: o jogador atuou em todas as  partidas da competição, liderou o ranking de assistências e marcou gols em partidas decisivas, como na goleada por 4 a 1 sobre o São Paulo, na 36ª rodada do torneio, no dia 21 de novembro – data em que os cariocas recuperaram a liderança, beneficiados pelo empate por 1 a 1 do Corinthians com o Vitória, em Salvador.

A inspiração do craque argentino, somada com a liderança do treinador, foram as principais virtudes do time no Brasileiro, ainda mais com os seguidos desfalques encontrados por Muricy Ramalho durante a competição. Destaque da campanha de 2009, quando ressurgiu junto com a equipe para evitar o rebaixamento à Série B, o centroavante Fred pouco acrescentou ao elenco em 2010.  Atrapalhado por diversas lesões musculares, o atacante só pôde ajudar Conca nas últimas partidas.

Caso semelhante ocorreu com o meia Deco, que chegou ao clube depois da eliminação de Portugal na Copa do Mundo, em julho.  Grande reforço do futebol brasileiro no segundo semestre, o ex-jogador de Chelsea, Porto e Barcelona entrou em campo por apenas 16 vezes e não apresentou o jogo que o consagrou na Europa. Além dele, outro nome que desembarcou nas Laranjeiras e não atuou por conta de problemas físicos foi o atacante Emerson, campeão brasileiro também em 2009, pelo Flamengo.

Os problemas com o departamento médico tornaram ainda mais difícil a conquista da Série A. As seguidas perdas durante a campanha cansaram o elenco, extenuaram jogadores como Diguinho e Mariano, outros destaques do Fluminense na competição. A raça demonstrada em campo, sempre ressaltada por Muricy Ramalho, transformou um simples time de futebol em um verdadeiro "time de guerreiros", como canta a torcida tricolor desde a batalha contra o rebaixamento em 2009.

A competência de um elenco determinado, somada com um técnico vencedor e um ídolo decisivo mostrou-se essencial na reta final. Um ano depois, o cenário nas Laranjeiras se repete: a equipe não tropeça nas últimas partidas do torneio e alcança o objetivo. Entretanto, enquanto em 2009 a simples sobrevivência na Série A era comemorada, no ano de 2010 o título nacional é o que faz novamente despertar o sorriso no torcedor da equipe tricolor.

Terra