Chegou o dia mais temido pelo futebol mundial nos últimos anos. Ronaldo Luiz Nazário de Lima - ou simplesmente Ronaldo - deixa os gramados e se torna oficialmente um ex-jogador. Nesta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011, o esporte mais popular do mundo perde uma das principais referências de sua história, um de seus grandes craques, um de seus gênios.

A bola perde um ídolo, mas a história ganha um mito. Ainda que o camisa 9 tenha lutado contra problemas físicos nos últimos anos, o presente é incapaz de apagar uma passado brilhante, com gols e títulos por São Cristóvão, Cruzeiro, PSV Eindhoven, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan, Corinthians e Seleção Brasileira.

Aos 34 anos, um dos grandes nomes do futebol mundial deixa a carreira nos campos com gols, golaços, lances de gênio, polêmicas e confusões. Mas acima de tudo, o fenomenal atacante que superou a infância humilde e os problemas no joelho marca sua carreira de quase duas décadas com a superação de obstáculos. E que buscou títulos até o fim.

No dia em que Ronaldo pendura as chuteiras,
o Terra presta sua homenagem a uma das
grandes referências da grande área na história
do futebol mundial. Relembre aqui a carreira do
consagrado ídolo da camisa 9, com seus altos
e baixos, gols e polêmicas e tudo
que o consagrou.