Uma música - Eu nasci palmeirense há dez mil anos atrás
Uma frase - Dudu é duca e também é deca
Um livro - Deyverson ensina como fazer gols e alegrar pessoas
Um ditado - Mais vale dez títulos na mão do que um urubu voando
Um sonho - Ver o verde dominar o mundo
Um aviso - Quem tem mais, tem dez
Um pensamento - Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense...é simplesmente impossível (Joelmir Beting)
Um conselho - Se você não é palmeirense, melhor não sair de casa hoje
Taça do Campeonato Brasileiro de 1994 - Em 1994, o Palmeiras sagrou-se campeão ao vencer o Corinthians em dois jogos. A primeira partida aconteceu dia 15 de dezembro, no Pacamebu, em que o Palmeiras venceu por 3 a 1 com dois gols de Rivaldo e um de Edmundo pelo alviverde e gol de Marques pelo alvinegro. No segundo duelo, dia 18 de dezembro, também no Pacaembu, empate por 1 a 1 com gols de Rivaldo e Marques. O capitão na ocasião foi César Sampaio.
Foto: Divulgação/ Palmeiras / Estadão
Taça do Campeonato Brasileiro de 1993 - Em 1993, o Campeonato Brasileiro foi decidido entre Palmeiras e Vitória em dois jogos. No primeiro encontro entre as equipes, dia 12 de dezembro na Fonte Nova, em Salvador, o alviverde venceu por 1 a 0, com gol de Edílson. No reencontro entre os times, 19 de dezembro no Morumbi, o Palmeiras ganhou por 2 a 0 com gols de Evair e Edmundo. César Sampaio era o capitão da equipe;
Foto: Divulgação/ Palmeiras / Estadão
Campeonato Nacional de Clubes de 1973 - A fase final do campeonato era no formato de quadrangular final, em turno único, em que seria campeão o time que tivesse a melhor campanha nesta fase. Na primeira rodada, dia 13 de fevereiro de 1974, o Palmeiras derrotou o Cruzeiro no Mineirão por 1 a 0, gol de Edu Bala. Na segunda rodada, dia 17 de fevereiro de 1974, o Palmeiras derrotou o Internacional por 2 a 1 no Morumbi com gols de Ronaldo e Luís Pereira pelos paulistas e Figueroa pelos gaúchos. Por fim, a 3ª rodada foi realizada dia 20 de fevereiro de 1974 com empate sem gols entre Palmeiras e São Paulo, jogo realizado no Morumbi que concretizou o título de 73. O capitão do Palmeiras foi Ademir da Guia. Vale destacar que, nos anos de 1960 e 1970, não havia a figura do capitão, nem levantamento de taças. Na ocasião, Da Guia representava o Palmeiras, assinando a súmula e tirando par ou ímpar.
Foto: Divulgação/ Palmeiras / Estadão
Campeonato Nacional de Clubes de 1972 - Este torneio nacional foi decidido em jogo único, com o empate favorecendo o clube com maior pontuação durante a competição. Na final, realizada dia 23 de dezembro no Morumbi, Palmeiras e Botafogo empataram em 0 a 0. De acordo com o regulamento do campeonato, o time paulista sagrou-se campeão daquele ano. O Palmeiras havia marcado 42 pontos enquanto o Botafogo fez 33 pontos. Ademir da Guia foi o capitão.
Foto: Divulgação/ Palmeiras / Estadão
Taça do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969 - Em 1969, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também chamado de Taça de Prata, foi vencido pelo time alviverde. Esta competição foi decidida pelo formato de quadrangular, onde todos os times se enfrentariam em jogo único e o maior pontuador neste período seria o campeão. Palmeiras e Corinthians ficaram no empate sem gols dia de 30 novembro no Morumbi. Em seguida, o Palmeiras empatou com o Cruzeiro por 1 a 1 no Mineirão no dia 3 de dezembro, com gols marcados por Palhinha, pelo time mineiro, e César, pela equipe paulista. Por fim, o Palmeiras venceu o Botafogo por 3 a 1 no Morumbi no dia 7 de setembro com dois gols de Ademir da Guia e um de César pelos paulistas, e um gol de Ferretti pelos cariocas. Como Palmeiras e Cruzeiro empataram em pontos, o critério de desempate foi o saldo de gols, favorecendo a equipe alviverde. O capitão Ademir da Guia levantou seu primeito título nacional com a equipe.
Foto: Divulgação/ Palmeiras / Estadão
Taça do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 - Em 1967, aconteceram duas competições nacionais, sendo as duas conquistadas pelo Palmeiras. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa teve como fórmula de disputa o quadrangular com turno e returno, sendo campeão o time que mais somasse pontos no período. Dia 21 de maio, em Porto Alegre, o Palmeiras derrotou o Internacional por 2 a 1. Dia 24 de maio, em São Paulo, o alviverde empatou com o Corinthians por 2 a 2. Dia 28 de maio, em Porto Alegre, o Palmeiras empatou com o Grêmio por 1 a 1. Já no retuno, dia 1º de julho, em São Paulo, Palmeiras empatou sem gols com o Internacional. Dia 4 de julho, também em São Paulo, o time alviverde derrotou os rivais paulistas pelo placar mínimo. Por fim, dia 8 de julho, em São Paulo, o Palmeiras venceu o Grêmio por 2 a 1 e sagrou-se campeão. O capitão deste títutlo foi Djalma Santos.
Foto: Divulgação/ Palmeiras / Estadão
Taça Brasil de 1967 - Em sua penúltima edição, a Taça Brasil de 1967 foi vencida pelo Palmeiras, que entrou apenas nas semifinais por ser considerada como uma equipe forte, campeã do Campeonato Paulista de 1966. Na final, encarou o Náutico, tendo a primeira partida realizada dia 20 de dezembro na Ilha do Retiro, em Recife, com vitória palestrina por 3 a 1, gols marcados por César Maluco, Zequinha e Lula pelo Palmeiras e Nino pelo Náutico. Em 27 de dezembro, o segundo jogo foi realizado no Pacaembu com vitória do time pernambucano por 2 a 1, gols de Ladeira e Nino para o Náutico e Tupãzinho pelo Palmeiras. No desempate, realizado dia 29 de dezembro no Maracanã, o Palmeiras sagrou-se campeão ao derrotar o adversário por 2 a 0, gols de César Maluco e Ademir da Guia. Djalma Santos ergueu o troféu da conquista.
Foto: Divulgação/ Palmeiras / Estadão
Taça Brasil de 1960 - Originalmente chamado de Taça Brasil, o torneio nacional em 1960 foi vencido pelo Palmeiras ao derrotar o Fortaleza em dois jogos. O primeiro deles, realizado dia 22 de dezembro no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, foi vencido por 3 a 1 com dois gols de Romeiro e um de Humberto para os alviverdes e um gol de Benedito para o time da casa. Na segunda partida, dia 28 de dezembro no Pacaembu, goleada palmeirense por 8 a 2 com gols de Zequinha, Chinesinho duas vezes, Romeiro, Julinho Botelho, Cruz duas vezes e Humberto. Charuto descontou duas vezes para o Fortaleza. Julinho Botelho levantou a taça nesta edição pelo Palmeiras.
Foto: Divulgação/ Palmeiras / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Palmeiras vence o Vasco e fatura o Brasileirão; veja os melhores momentos: