Por que o Santos é a grande surpresa da temporada até agora
Endividado e com risco de sofrer uma punição mais severa da Fifa, o Peixe se supera dentro de campo
No início do ano o Santos, então vice-campeão brasileiro, perdeu a zaga inteira. Por conta das dívidas, a lista de desfalques só aumentou desde então. O atacante Sasha e o goleiro Everson também foram embora e reforçaram o líder Atlético.
A má campanha no Paulista e a demissão de Jesualdo Ferreira fizeram nove entre dez comentaristas colocarem o Santos na lista dos que brigariam pra não cair no Brasileiro. Faltou combinar isso com Marinho, Carlos Sánchez, Soteldo, o goleiro João Paulo e o mestre Cuca.
Sim, o Santos não tem elenco pra brigar pelo título, mas tem feito uma campanha honesta no Brasileiro e surpreendente na Libertadores. Recentemente perdeu Elias para o Bahia, porque não pode registrar novos jogadores por conta da punição da Fifa.
Só que a magia santista dentro e fora da Vila tem superado a dura realidade. O Peixe foi um dos três times que conseguiu vencer o Atlético Mineiro. Fez um jogaço contra outro favorito, o Flamengo. Perdeu, é verdade, mas foi atrapalhado pelo VAR.
Por isso, o Santos é a grande surpresa da temporada até agora. É uma campanha quase milagrosa, mas que se explica pela raça dos jogadores e pela vocação ofensiva que se mantém mesmo quando tudo parece perdido.