CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.
























HISTÓRIA

Jogos de Roma
 
Países 83
Eventos 150
Esportes 17
Homens 4.738
Mulheres 610
Brasil 81 homens e 1 mulher
Roma - 1960

  Poucas vezes sediar os Jogos Olímpicos foi tão importante para uma cidade quanto para Roma. Não propriamente pelas competições em si ou pelo crescente interesse mundial pelo esporte. As razões tinham origens históricas. Na Antiguidade, os gregos criaram os esportes. Os romanos, quando dominaram a Grécia, transformaram a competição em um grotesco circo de barbáries. O imperador Teodósio, para aliviar sua consciência, acabou com os jogos, evento considerado pagão. Ele havia matado 10 mil gregos inocentes e achava que, terminando com as Olimpíadas, estaria saldando suas dívidas com Deus. Em 1960, depois de 1.567 anos, os romanos pretenderam mostrar que se redimiram do erro e eram capazes de dar o tratamento merecido.

Nas semanas que antecederam à abertura oficial, Roma viveu uma agitação sem precedentes. A competição começou com as pompas habituais, mas embora toda a organização, não faltaram problemas. O número de visitantes superou a expectativa dos italianos, o que causou problemas estruturais. As seculares ruas da capital italiana viviam congestionadas. No meio do tumulto que ocorria nas entradas dos estádios, um jornalista chegou a declarar: "Os italianos levaram dois mil anos para organizarem essa desorganização toda".

No início, uma multidão lotou a Praça de São Pedro, no Vaticano, para ouvir a saudação do Papa João 23, que inaugurou oficialmente os jogos.

Foi com a conquista da Grécia pelos romanos que os Jogos Olímpicos começaram a perder prestígio. Mas em Roma, em 1960, teve-se a certeza de que o maior evento mundial do esporte não desapareceria, tamanha a dedicação dos italianos à organização.

* A Guerra Fria que divide o mundo prossegue se refletindo nos jogos olímpicos. Diante da contestação soviética do direito de Formosa representar todo o povo chinês, o Comitê Olímpico decide proibi-la de usar o nome de China Nacionalista. Os Estados Unidos protestam energicamente. Os atletas chineses terminam por não comparecer à Olimpíada. E os atletas de Formosa desfilam sob o nome de Taiwan, levando um cartaz de protesto (under protest).

* Os Jogos Olímpicos de Roma acontecem após a constituição da Comunidade Econômica Européia (CEE), em 1957. A CEE preconiza a integração aduaneira, a livre circulação de capitais e a integração progressiva da política social e fiscal. Fazem parte, em princípio, do Mercado Comum Europeu a França, a Itália, a Alemanha Ocidental, a Holanda, a Bélgica e Luxemburgo. Consolidam, no ano subseqüente, o Parlamento europeu.

* O ano de 1958 assiste à formação da 5ª República na França. De Gaulle é eleito o primeiro presidente. Em 1960, a França organiza a sua força atômica.

* Em 1960, elege-se, nos Estados Unidos, o candidato democrata John Kennedy, que derrota o republicano Richard Nixon.

* Na União Soviética, o 21º Congresso dos Partidos Comunistas lança o plano setenal. Ele estima a superação e o alcance de produção industrial e renda per capita norte-americana.

* O incidente aéreo com o avião norte-americano de reconhecimento U-2, derrubado ao sobrevoar a União Soviética, realimenta a Guerra Fria, além de acentuar as diferenças entre a orientação chinesa e a soviética, expressas na Conferência de Moscou, de 1960.

* Na China, em 1958, tem início um grande período de reformas econômicas, denominado "O Grande Salto para a Frente". Dois anos depois, começam as disputas sino-soviéticas por questões relativas à influência no Leste Asiático.

* Os anos que antecedem os jogos de Roma assistem a importante revolução cubana, no Caribe, que polariza o pensamento da esquerda na América Latina. Nos anos seguintes à revolução de Cuba, eclodem no continente vários movimentos armados, guerrilhas urbanas e rurais.

* O Brasil chega ao auge da política de desenvolvimento econômico proposta por Juscelino Kubistchek (50 anos em 5). É construída a nova capital, Brasília.

* Em 1958, ocorre na Argélia um golpe militar que acirra o movimento nacionalista naquela colônia, levando à sua independência em 1962. Na África, 1960 é o marco da explosão libertária. Vários países se declaram independentes em relação às suas metrópoles: Mauritânia, Senegal, Mali, Benin, Costa do Marfim, Nigéria, Niger, Congo, Gabão, Chade, Zaire, República Centro-Africana, Madagascar e Somália.

* No Vietnã, em 1959, tem início a guerra entre o Vietnã do Sul e o do Norte. A guerra se estende até 1975.

 
<<  Anterior                Próxima >>


 

SHOPPING