CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.
























HISTÓRIA

Jogos de Melbourne
 
Países 72
Eventos 151
Esportes 17
Homens 2.958
Mulheres 384
Brasil 47 homens e 1 mulher
Melbourne - 1956

  A rivalidade entre as duas principais cidades da Austrália já é um folclore. Os habitantes de Melbourne dizem que ela é tranqüila, arborizada e, ao mesmo tempo, extremamente cosmopolita. É a parte mais européia daquele distante país. Já Sidney é considerada, pelos vizinhos, o oposto: uma metrópole agitada, tensa e superficial. A disputa quase chegou a comprometer a realização dos Jogos Olímpicos de 1956.

Melbourne, na época com mais de 1,3 milhão de habitantes, foi escolhida quase por unanimidade para sediar os XVI Jogos Olímpicos. O Comitê Olímpico Internacional considerava mais do que merecida a designação, pois poucos povos no mundo amavam tanto o esporte como os australianos. A então capital do país, Sidney, almejava ser a anfitriã da festa. Confirmando a rixa, sugeriu que não daria nenhuma ajuda à sede dos jogos. No total, a organização consumiu cerca de US$ 10 milhões.

No plano político, também existiam conflitos. O primeiro-ministro Robert Gordon Menzies defendia o apoio de todo o país a Melbourne. Já o líder do partido de oposição, John Cain, afirmava que a capital não deveria pagar pelos compromissos assumidos pela cidade sede. A solução para o impasse partiu do presidente do Comitê Olímpico, Avery Brundage, em 1953. Ele alertou que Roma, onde seria a Olimpíada em 1960, estava com os preparativos mais adiantados do que Melbourne, onde a realização seria dali a três anos.

Quando o comitê já demonstrava arrependimento em ter recusado opções como Lausanne e Budapeste, a cidade australiana conseguiu ficar pronta para receber os mais de três mil atletas oficialmente inscritos. Outros problemas, porém, começaram a atormentar os organizadores. O verão australiano correspondia ao inverno de grande parte dos países presentes. A distância implicaria em grandes gastos de transporte das delegações e o hipismo seria afetado por uma questão burocrática, no mínimo, curiosa. Os australianos possuíam uma lei de quarentena para os cavalos estrangeiros que chegassem ao país. Assim, todas as competições desta modalidade tiveram que ser realizadas em Estocolmo, na Suécia.

Mas, em 22 de novembro de 1956, quando os Jogos Olímpicos de Melbourne foram abertos, o sucesso ficou comprovado. A organização superou, inclusive, a festa de Helsinque, realizada quatro anos antes. Muitos não consideraram a Vila Olímpica confortável. Também não foi construído um grande estádio. O Melbourne Cricket Ground passou apenas por reformas para se adaptar às necessidades da competição.

A Olimpíada de Melbourne enfraqueceu uma espécie de guerra fria esportiva entre os Estados Unidos e a União Soviética quatro anos antes, na Finlândia. Os atletas eram vistos se confraternizando na Vila Olímpica, guardando a rivalidade nas disputas de medalhas. A neutralidade australiana incentivou, inclusive, a integração com os países do bloco socialista.

Até o dia 8 de dezembro de 1956, a cidade australiana demonstrou que a força do esporte é capaz de superar qualquer barreira. O atleta norte-americano Harold Connolly (arremesso de martelo) e a tcheca Olga Fikotova (arremesso de disco) se conheceram na vila olímpica. Além de medalhas, a competição propiciou ao casal o início de um romance, que virou uma troca quase diária de correspondências. Quatro anos depois, a dupla, já casada e com Olga naturalizada americana, representaria os Estados Unidos nos jogos de Roma.

* A China abandona a competição poucos dias antes da abertura das Olimpíadas.

* O Egito, o Líbano e o Iraque não comparecem em protesto contra a recusa do Comitê Olímpico em excluir Israel, França e Inglaterra.

* A Espanha, a Holanda e a Suíça também se retiram para se manifestar contra a intervenção soviética na Hungria.

* O Egito, que havia deposto o rei Faruk I, em 1952, e proclamado a República, em 1953, pressiona a Inglaterra a se retirar do Canal de Suez. O canal é incorporado ao país em 1954, quando assume o poder como primeiro-ministro Gamal Abdel Nasser. Abdel Nasser promove uma série de mudanças no país: reforma agrária, incentivo à industrialização e estímulo à política externa de colaboração com a Síria e a Arábia Saudita contra Israel. Em 1956, o canal de Suez é nacionalizado. E em outubro daquele ano, ocorre o conflito entre Israel e o Egito.

* O crescimento do conflito da guerra fria leva, em 1953, ao levantamento do Muro de Berlim. O muro separa as duas economias e sistemas políticos em conflito no interior da Alemanha, país dividido pela influência das duas potências inimigas, Estados Unidos e União Soviética.

* A competição entre as potências prossegue, fora da arena olímpica. Em 1952 e 1953, são explodidas as primeiras bombas a gás de hidrogênio. Primeiro a norte-americana, depois a soviética.

* Após a morte de Stalin, em 1953, inicia-se o processo de luta interna no partido comunista na União Soviética. Kruschev chega ao poder. O ano de 1956 marca o 20º Congresso do Partido Comunista da União Soviética. Além das denúncias dos crimes de Stalin, são feitas críticas ao culto da personalidade. Explodem movimentos anti-socialistas, especialmente na Hungria. De todos os países do bloco Oriental, a Hungria se destaca como aquele que goza de maior autonomia em relação à União Soviética. Esses levantes levam à intervenção da União Soviética na Hungria e também na Polônia.

* Os Estados Unidos assistem, em 1953, à eleição do republicano Eisenhower. O senador McCarthy exerce um período de terror sobre funcionários do Ministério do Exterior e sobre os intelectuais. Ele é o presidente da Comissão Permanente de Investigação de Atividades Antiamericanas. Persegue vários liberais, socialistas e outros. A reação a essa política leva ao fim de suas atividades.

* O crescente conflito racial decorrente da dura opressão sobre negros força o governo americano a rever sua política segregacionista. Resolução do Supremo Tribunal Federal, de 1954, ordena a integração racial nas escolas contra a discriminação nos meios de transporte.

* No Brasil, o período compreendido entre 1951 e 1954 assiste ao retorno de Getúlio Vargas com importante programa de reformas financiado através de empréstimos norte-americanos. Cria o monopólio do petróleo, explorado pela Petrobrás. Vargas se suicida em 1954, sob forte pressão da UDN e de interesses econômicos externos contrários à política de cunho nacionalista por ele imposta.

 
<<  Anterior                Próxima >>


 

SHOPPING