CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.




























HISTÓRIA

Jogos de Saint Louis
 
Países 13
Eventos 94
Esportes 14
Homens 687
Mulheres 6
Brasil não participou
Saint Louis - 1904

  O fracasso da Olimpíada de Paris, em 1900, foi reprisado quatro anos depois em Saint Louis, na primeira vez que os Estados Unidos sediaram o evento. Os norte-americanos pretendiam despertar inveja nos franceses, mas realizaram uma bagunça que chegou a limites escandalosos de desorganização.

O atleta vencedor da maratona, Fred Lorz, pegou uma carona de carro para concluir o percurso. Poupou suas pernas ao longo de cinco milhas. Acabou eliminado quando os juízes descobriram a fraude. Antes, ainda recebeu a coroa de louros das mãos de Alice Roosevelt, filha do presidente Theodore Roosevelt.

Dinheiro até não figurou como empecilho, ao contrário das outras edições. Mas os norte-americanos não convenceram os europeus de que valeria a pena atravessar o Atlântico para participar da competição. Apenas sete países do Velho Mundo enviaram atletas. Nem mesmo o Barão de Coubertin se deu ao trabalho de embarcar num navio, viajar um mês e prestigiar a tradição cujo retorno tanto defendeu.

Na festa de abertura, os organizadores abriram o desfile com um espetáculo chamado Anthropological Day. Dele fazia parte um grupo de pessoas representando as raças inferiores, segundo a preconceituosa definição da época: negros, mestiços, anões e corcundas. Acreditavam que o processo de formação de um campeão olímpico era o mesmo da seleção natural, de Charles Darwin. As raças melhores sempre teriam o melhor resultado sobre as piores. Ainda baseado nestes conceitos absurdos, a organização elaborou uma competição paralela reservada a negros, índios e orientais.

Na cerimônia de abertura, um dos atletas que mais chamou atenção foi o carteiro cubano Felix Carvajal. Ele desfilou com calça e camisa rasgadas, arrancando gargalhadas do público. Ele vivia correndo pelas ruas de Havana em troca de algumas moedas, com as quais pagou sua passagem para os Estados Unidos. Mesmo não fazendo parte da delegação cubana, conseguiu conquistar o quarto lugar na maratona. Como só possuía a roupa do corpo, correria de calças. Mas o norte-americano Martin Sheridan, campeão de disco, pegou uma tesoura e cortou as pernas da roupa, transformando-a num calção. Por fim, os atletas se sensibilizaram e pagaram para Carvajal a passagem de volta até Cuba. Ainda lhe deram o título de "o mais glorioso perdedor".

Os Estados Unidos repetiram o erro francês de coincidir a data da Olimpíada com a da Feira Internacional. Em consequência, poucos espectadores se interessaram pelas competições. O público preferia circular pelo parque da Feira a bordo de um pequeno trem.

* Os norte-americanos se firmavam como potência. Em 1903, incentivam e forçam a independência do Panamá contra a Colômbia. Em contrapartida, recebem a cessão do canal do Panamá por cem anos. Já haviam tomado do México o Texas, grande parte da Califórnia, Nevada, Utah e o Novo México, e se preparam para consolidar o domínio sobre a América.

* A base ideológica da política expansionista americana se repousa na doutrina Monroe (1823). A doutrina apregoa a autonomia da América, proibindo a qualquer país europeu estabelecer colônias no Novo Mundo. Implicitamente, porém, a mesma ideologia que sustenta a "América para os americanos", sugere a América para os norte-americanos.

* A partir de 1898, o governo norte-americano começa a intervir na política externa além do hemisfério Ocidental. Em 1889, através da política da porta aberta, tenta induzir as principais potências européias a não fazer discriminação em favor de seus súditos com privilégios comerciais na China. A conquista das Filipinas (1898) também é entendida como um passo dos Estados Unidos em direção à exploração do comércio chinês.

* A realização da 3ª Olimpíada é perturbada por violenta polêmica, que perpassa a sociedade americana: a discriminação racial. Os organizadores dos jogos separam os alojamentos destinados aos negros, indianos, filipinos, turcos e sírios. É a primeira vez que se trata da questão nas Olimpíadas.

* Na Europa, o fato mais significativo é a consolidação do pacto anglo-francês (1904). Esse pacto demonstra claro alinhamento dos dois principais inimigos no continente contra a ascensão da Alemanha e sua aliança com o império Austro-Húngaro. Nos Balcãs, as turbulências se avizinham com o fortalecimento de movimentos nacionalistas e pregações políticas diversas.

* No resto do mundo, ocorrem a separação de Bengala da Índia (1904) e o início da guerra russo-japonesa (1904-1905) pelo domínio da Mandchúria do Sul e Coréia.

 
<< Anterior                Próxima >>


 

SHOPPING