Economize energia, micreiro!!!
Desde que o Governo anunciou a necessidade de se economizar energia, muita gente passou a olhar atravessado para o coitado do microcomputador. Pois é: coitado. Afinal, essas máquinas comprometem muito menos a "conta de luz" do que um mero chuveiro - apesar de serem muito mais "inteligentes", não concorda?
De qualquer forma, o usuário - e seu micro - pode contribuir para o racionamento de energia. De acordo com o diretor de marketing da Samsung, Elcio Hardt, um monitor - considerado o vilão entre os equipamentos de informática - de 15 polegadas baixa seu consumo de 65 para três watts quando colocado em "estado de hibernação".
Individualmente, a economia não é tão significativa. "Mas se todo mundo ajudar", lembra Elcio. Conforme um estudo realizado pela empresa, no mercado corporativo, as estações de trabalho ficariam ligadas de 10 a 12 horas por dia, com duas de ociosidade (refeições, banheiro, café, telefone etc). Com medidas como a do estado de hibernação, a economia seria o equivalente ao consumo de uma cidade de dimensões razoáveis.
Terra Informática preparou um guia para você economizar energia com o seu microcomputador. Além de dicas de hardware e software, tem um tutorial para configurar o Windows nesse sentido. Além disso, você encontra equipamentos e informações sobre como se proteger dos eventuais "apagões". Confira:
Volta para a capa | Volta para Especial
|