No-breaks, estabilizadores e filtros de linha
Confira as funções e as diferenças entre essas três alternativas para proteção de hardware e de dados, e para economia de energia (Para entender melhor a aplicação de cada dispositivo, veja os tipos de distúrbios na energia):
A principal função do No-Break é garantir, no caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica, o funcionamento do computador, ou de qualquer outro dispositivo a ele conectado, um tempo de funcionamento extra para que o usuário salve o seu trabalho e faça o desligamento seguro do sistema operacional sem correr o risco de perder o trabalho que estava sendo feito ou os dados que estejam sendo manipulados na memória do computador. O No-Break é a alternativa mais adequada para quem não pode ficar na mão na hora dos "apagões". Embora as chances dos apagões programados pelo governo tenham sido reduzidas, nunca uma companhia de energia elétrica garante o fornecimento de energia 100% do tempo, além disso, existem várias situações que podem provocar um black-out independente da companhia de energia, como um acidente de carro, tempestades, raios, condições da energia elétrica do prédio e das redes de transmissão próximas, inundações, incêndios e inúmeras outras.
Existem inúmeros modelos disponíveis, para vários tipos de aplicações: desde unidades para computadores domésticos, passando por servidores, equipamentos de telecomunicações e etc. Para usuários domésticos e estações de escritórios os modelos costumam oferecer uma autonomia que varia de 10 a 25 minutos, mas lembre-se de que este tempo de autonomia sempre varia de acordo com a carga que for conectada, sendo assim se você ligar a sua impressora, scanner e aparelho de fax no No-Break o seu tempo de autonomia automaticamente vai diminuir. Caso você precise realmente ligar esse tipo de periféricos também no No-Break verifique se ele tem a capacidade de suportar toda essa carga, caso contrário ligue-os a um filtro de linha.
Alguns No-Breaks também incorporam as funções de um filtro de linha garantindo a integridade do hardware a ele conectado. Alguns outros modelos de No-Breaks também vem com software de gerenciamento. A principal função destes softwares, além de gerar informações de controle da energia, é de garantir o desligamento dos aplicativos e do sistema operacional no caso de uma falta de energia prolongada sem a sua presença ou intervenção, assim caso um programa esteja rodando, mesmo que você não esteja presente, ele verifica o tempo de autonomia e antes que a bateria acabe ele executa a finalização do programa, fechamento dos arquivos, desligamento do sistema operacional e desligamento do No-Break.
Outros modelos ainda permitem a instalação de baterias automotivas para aumentar o tempo de autonomia. Este tipo de bateria é desenvolvida para uso em automóveis e tem uma vida útil bem reduzida quando usada num No-Break, além disso elas emitem gás tóxico e inflamável sendo necessária a sua instalação em ambiente externo e ventilado. Esse tipo de instalação não é recomendada para residências e escritórios.
Os preços destes produtos são os mais variados e dependem dos recursos a eles incorporados, mas você pode encontrar produtos com recursos básicos a partir de R$ 189,00. Este é o produto indicado caso, além de proteger o hardware, você tenha necessidade de garantir a integridade de seus dados e arquivos.
O estabilizador foi considerado obrigatório junto ao PC de qualquer usuário. Porém hoje em dia, e há alguns anos, as fontes de todos os computadores, periféricos como impressoras e scanners, são projetados e produzidos com fontes chaveadas. Essa tecnologia de fonte incorpora as mesmas funções primordiais de um estabilizador, ou seja, corrigem as flutuações na entrada de energia elétrica. Em alguns casos as fontes dos computadores corrigem uma faixa maior de flutuação que o próprio estabilizador, tornando estes equipamentos obsoletos e desnecessários.
Alguns modelos de estabilizadores incorporam as funções de um filtro de linha garantindo ao menos a proteção do hardware. Sempre verifique as especificações do produto para saber se ele realmente vai ter uma função para o seu sistema.
Um filtro de linha tem como função proteger o hardware do computador ou de equipamentos eletrônicos em geral. Seus circuitos devem proteger os equipamentos, a ele conectados, contra surtos e picos de energia, sendo que alguns modelos também estão preparados para a filtragem de ruídos elétricos. Não confundir estes dispositivos com as réguas de tomadas de baixo custo encontradas em abundancia no mercado. Estas réguas de tomadas, normalmente, têm apenas uma chave de liga e desliga e um fusível, que não é um sistema de proteção eficiente contra distúrbios na energia, além da dificuldade de encontrar um outro fusível para substituição, caso o original queime, e tem como função apenas a conexão elétrica de vários equipamentos a partir de uma única tomada de energia. Já um filtro de linha deve estar preparado para proteger seus equipamentos na eventualidade de quedas de raios, surtos de energia e em alguns casos filtragem contra ruídos na rede elétrica. Alguns modelos ainda possuem proteção de linha telefônica para garantir a integridade da placa fax-modem e outros ainda possuem proteção para cabos de TV. Leia sempre as especificações técnicas do produto que você está adquirindo para ter certeza de que seus equipamentos estarão protegidos. Caso sua necessidade seja apenas a proteção do hardware este é o produto indicado.
Volta para a capa | Volta para Especial
|