1.1. Quais são os problemas que o Spam pode causar para um usuário da Internet?
Os usuários do serviço de correio eletrônico podem ser afetados de diversas formas. Alguns exemplos são:
Não recebimento de e-mails. Boa parte dos provedores de Internet limita o tamanho da caixa postal do usuário no seu servidor. Caso o número de Spams recebidos seja muito grande o usuário corre o risco de ter sua caixa postal lotada com mensagens não solicitadas. Se isto ocorrer, todas as mensagens enviadas a partir deste momento serão devolvidas ao remetente e o usuário não conseguirá mais receber e-mails até que possa liberar espaço em sua caixa postal;
Gasto desnecessário de tempo. Para cada Spam recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como Spam e removê-lo da caixa postal.
Aumento de custos. Independentemente do tipo de acesso à Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do Spam é quem o recebe. Por exemplo, para um usuário que utiliza acesso discado à Internet, cada Spam representa alguns segundos a mais de ligação que ele estará pagando.
Perda de produtividade. Para quem utiliza o e-mail como uma ferramenta de trabalho, o recebimento de Spams aumenta o tempo dedicado à tarefa de leitura de e-mails, além de existir a chance de mensagens importantes não serem lidas, serem lidas com atraso ou apagadas por engano.
Conteúdo impróprio. Como a maior parte dos Spams são enviados para conjuntos aleatórios de endereços de e-mail, não há como prever se uma mensagem com conteúdo impróprio será recebida. Os casos mais comuns são de Spams com conteúdo pornográfico ou de pedofilia enviados para crianças.
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