1.2. Quais são os problemas que o SPAM pode causar para os provedores de acesso, backbones e empresas?
Para as empresas e provedores os problemas são inúmeros e, muitas vezes, o custo adicional causado pelo SPAM é transferido para a conta a ser paga pelos usuários.
Alguns dos problemas sentidos pelos provedores e empresas são:
Impacto na banda. Para as empresas e provedores o volume de tráfego gerado por causa de SPAMs os obriga a aumentar a capacidade de seus links de conexão com a Internet. Como o custo dos links é alto, isto diminui os lucros do provedor e muitas vezes pode refletir no aumento dos custos para o usuário.
Má utilização dos servidores. Os servidores de e-mail dedicam boa parte do seu tempo de processamento para tratar das mensagens não solicitadas. Além disso, o espaço em disco ocupado por mensagens não solicitadas enviadas para um grande número de usuários é considerável.
Perda de clientes. Os provedores muitas vezes perdem clientes que se sentem afetados pelos SPAMs que recebem ou pelo fato de terem seus e-mails filtrados por causa de outros clientes que estão enviando SPAM.
Investimento em pessoal e equipamentos. Para lidar com todos os problemas gerados pelo SPAM os provedores necessitam contratar mais técnicos especializados e acrescentar sistemas de filtragem de SPAM, que implicam na compra de novos equipamentos. Como conseqüência os custos do provedor aumentam.
|