As novas armas da MS para dominar a Internet
A Microsoft começou a enfrentar a Justiça, tanto nos Estados Unidos como na Europa, desde que passou a oferecer o Internet Explorer integrado às diversas versões do Windows - atitude que, em pouco tempo, fez o navegador superar e abrir distância do rival Netscape como "janela" de entrada para a Web. Por enquanto, a empresa está conseguindo escapar de punições severas - como a divisão em companhias menores -, mas o Windows XP deve dar novo ânimo aos seus concorrentes - ou, pelo menos, deixá-los ainda mais irritados. O sistema operacional traz integrado não somente o Internet Explorer, mas vários outros programas que disputam nichos promissores no mercado Internet, além de praticamente forçar a adoção dos seus serviços online. Confira:
Internet Explorer 6: há alguns anos, surgiu o boato de que a Microsoft iria vender anúncios nas páginas de erros geradas dentro do seu navegador. Pois o boato está quase virando realidade: basta digitar um endereço incompleto na barra de tarefas para o IE levar ao serviço de busca da Microsoft Network (MSN), o portal de conteúdo da empresa. Ainda não tem banners, mas...
Windows Media Player 8: a Microsoft não deseja apenas derrubar a Real Networks e a Apple (Quicktime), suas principais concorrentes no segmento de áudio e vídeo online. Quer erradicar o MP3: quando o usuário busca informações sobre como gravar nesse formato, cai em uma página com as "vantagens" do seu WMP.
MSN Explorer: o adversário é o navegador proprietário da America Online, mas o programa acaba sendo uma ameaça para todo e qualquer site de conteúdo e serviços. O MSN Explorer também opera integrado ao Hotmail (webmail da Microsoft) e ao Windows Messenger (leia a seguir). É necessário ser cadastrado em um desses serviços ou no Passport (mais abaixo).
Windows Messenger: é o novo programa de mensagens instantâneas da Microsoft e resultado da fusão entre MSN Messenger e NetMetting. Aparentemente, não é possível removê-lo do Windows XP. O objetivo é repetir o fenômeno Internet Explorer e derrubar, de uma só tacada, o AOL Instant Messenger e o ICQ, ambos da America Online. Alguém duvida?
Passport: o serviço de autenticação online promete ser a nova pedra no sapato dos concorrentes. Depois de criar uma conta no Passport, o usuário tem acesso facilitado aos serviços da empresa e dos parceiros, sobretudo para compras na Web, algo que integrado ao Windows XP, ao MSN Explorer, ao Hotmail e ao Windows Messenger (ufa!), é uma mão-na-roda.
Fernando Sousa
|