É possível remover o Windows Messenger?
A dúvida acima surgiu de uma conversa na redação: é possível remover o novo programa de mensagens instantâneas do Windows XP? Terra Informática tentou, por meio das janelas "Adicionar/remover programas" e "Adicionar/remover componentes do Windows"... e não obteve sucesso. Aparentemente, a Microsoft repete um dos fatores que acabaram detonando o processo antitruste movido contra ela pela Justiça dos Estados Unidos: a impossibilidade de remover o Internet Explorer do Windows 98 - operação possível a partir das versões seguintes, incluindo o XP.
Depois de dominar o segmento de navegadores, a empresa parte para outras frentes de batalha. Uma delas é o setor de mensagens instantâneas, liderado pela sua maior rival na Internet: a America Online, proprietária do pioneiro ICQ (mais de 114 milhões de usuários) e do AOL Instant Messenger. O candidato da Microsoft é o resultado da fusão entre o MSN Messenger e o NetMetting, um programa para conferência online oferecido nas versões anteriores do Windows.
Outro mercado no qual a Microsoft persegue a liderança é o de multimídia online. A empresa trabalha para transformar o seu Windows Media Player no programa mais utilizado por quem assiste vídeo e áudio na Internet. A exemplo do Windows Messenger, também não foi possível remover o WMP - pelo menos, por meio das janelas "Adicionar/remover programas" e "Adicionar/remover componentes do Windows". Nessa área, os principais concorrentes são a Real Networks e a Apple, proprietária do QuickTime.
Terra Informática está tentando confirmar a informação, junto à empresa, desde esta quinta-feira, 18 de outubro. De acordo com a assessoria de imprensa da Microsoft no Brasil, a versão testada poderia não ser a mesma que será lançada no próximo dia 25 - na qual tanto o Windows Messenger como o Windows Media Player poderão ser removidos. Mas, a pedido, a redação da PC World tentou apagar ambos os programas e também não obteve sucesso.
A versão do Windows Messenger, inclusive, não é a que faz parte o Windows XP, mas a 4.5, que aparentemente vazou na Internet e que foi instalada porteriormente. Tampouco é possível removê-la.
Fernando Sousa
|