A temporada de desfiles de verão 2011 terminou nesta quarta-feira (6) em Paris, depois de passar por Milão, Londres e Nova York, que abriu a temporada dia 9 de setembro. Se você quer apenas uma tendência, não vai ter. Nesse caleidoscópio de informações, há muita coisa para todos os gostos. O branco básico, o preto necessário sempre, o coral (aposte nessa cor), azul, amarelo, verde, rosa... Listras, abstratos e muitas flores estamparam as peças.
Silhuetas justas ou mais largas, retas, sem excessos ou com volumes precisos. Sobreposições e transparências em recortes ou em peças inteiras. Calças, túnicas, jaquetas, vestidos em vários comprimentos, camisas e blazeres suavizados para a silhueta feminina. Tecidos leves, fluidos. Ou mais pesados. Pantalonas ou calças justas.Jeans ou organza de seda.
Resumo da ópera: quer o minimalismo chique, onde impera o reto sem exagero algum, de corte preciso e cores suaves? Tem. Quer um retorno aos anos 1970, com elementos hippie? Tem. Quer um pouco de anos 20, 50 e 60? Também estão à disposição, assim como a roupa prática vinda do sportswear dos anos 90. Confira na galeria ao lado, 60 fotos do que traduzem um pouco dessa mistura de tendências e opções para encarar a estação mais quente desfilados nesse quase um mês de maratona fashion por quatro países.