Em meio ao luxo das coleções inverno 2010, peças de inspiração militar aparecem como ordem da temporada. Das marcas casuais às mais sofisticadas, a referência é uma das mais fortes por aqui e fora do país também. Além dos desfiles da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio, o tema esteve presente nas apresentações de Nova York, Londres, Milão e Paris.
O trench-coat se destaca como uma das peças-chave e aparece remodelado. Ganha até uma versão utilitária na coleção da Burberry no modelo que pode ser transformado num minitrench com o uso de zíperes. Outras vezes aparece mais esportivo ou combinado com peles e bordados. Sua forma também dá a base para a criação de vestidos inspirados na silhueta dos anos 1940, do pós-guerra. Os metais dourados, os galões e franjas se destacam nas propostas.
Bolsos, tecidos naturais, como a sarja e tons naturais, como verde e marrom, fazem alusão a uniformes usados por exércitos em diferentes épocas da história.
Os looks, em sua maioria, são austeros, conferindo ares masculinos às mulheres. E as botas de cano alto, muitas altíssimas, acima do joelho, completam o ar de autoridade. O camuflado também aparece renovado misturado ao brilho, numa versão 2010 mais glamourosa para a referência que já é clássica na moda.