A transparência pode estar a um passo da exposição gratuita e da vulgaridade. Exige momentos e ambientes adequados. Para se revelar por baixo dos panos, uma aparência translúcida e não escancarada é mais chique e sexy. Os exageros ou transparência total circulam melhor nas passarelas ou nos endereços descolados na noite. As transparências podem ser adaptadas para o dia com sobreposições de tecidos, em roupas meticulosamente elaboradas como os sete véus de Salomé. Falsas transparências podem ser conseguidas com as peças íntimas cor da pele ou pelo contraste de cores, colocando o que era para estar escondido em total evidência.
E um recadinho: não basta só ter peito para usar as transparências. É preciso uma silhueta sem gordurinhas ou adaptar transparências nas áreas mais privilegiadas do corpo. Use-as por baixo de paletós ou blusas ou em pontos estratégicos como mangas, decotes, costas, barriga ou pernas.
Se quiser só "atiçar", prefira os tecidos estampados e a renda, que "camuflam" a nudez, sendo liberadas mesmo para quem está fora da forma, pois apenas sugerem o contorno do corpo quando atravessados pela luz.
Veja também:
Como usá-las à noite
Xico Gonçalves