Mulher Beleza Notícias
Dica da internauta
Mande a sua dica de beleza para ser publicada no site
Dicas publicadas
Confira as melhores dicas enviadas
Dúvidas mais freqüentes
Confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre beleza
Especialista responde
Especialistas tiram dúvidas de beleza. Mande já a sua!
Boletim por e-mail
Receba toda semana as novidades do site Beleza em seu e-mail
Beleza
Copie essa idéia

Franjas: lolita ou mulher fatal

Divulgação
Adote uma franja
» Introdução
» Elas combinam comigo?
» Tipos de franjas
» E se ficar feio?
» Fotos: estilos de franjas
» Fotos: história da franja
Depois de alguns anos escondida sob o título de brega, as franjas estão de volta, e com a corda toda! Nove entre dez celebridades já aderiram a ela e exibem um visual impecável.

A musa egípcia Cleópatra já apostava no poder de sedução delas e a imagem delicada fez com que a forte mulher influenciasse o destino de Roma.

O poder de sedução é tanto, que a atriz Elizabeth Taylor arrebatou corações ao interpretar Cleópatra para o cinema e de quebra ainda conquistou o galã Richard Burton, Marco Antônio no filme de 1963.

“As franjas fazem as mulheres adquirirem ares marotos, quase infantis e isso ativa o imaginário e o ideal dessas épocas”, explica a professora de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina, Mitsuko Shitara.

Na década de 20 as franjinhas reapareceram e a atriz do cinema mudo Louise Brooks exibia os cabelos na altura do queixo e bem liso. O corte virou febre e representava um estilo irreverente.

As melindrosas também adotaram as franjas, e apesar de não serem comportadas, ganhavam ares infantis com o rosto bem destacado pelo excesso de maquiagem.

A famosíssima “bonequinha de luxo”, Audrey Hepburn influenciou multidões ao usá-las em seus principais filmes, feitos nos anos 50. A estilista Coco Chanel também levou o visual às passarelas.

Os anos 60 também tiveram o glamour das franjas com o ícone Brigitte Bardot, que exibia um corte mais assimétrico e com tendência moderna – característica da época. O look desestruturado deste estilo surgiu com o hippies na década de 70 e representava a liberdade almejada por eles. “A moda e o estilo dos cabelos sempre demonstram o espírito da época”, explica o consultor de moda do TERRA, Xico Gonçalves.

Nos anos 80 elas apareciam na cabeça dos ícones da criançada, como Xuxa, Angélica, Mara Maravilha e as paquitas. No final desta década as tops Claudia Schiffer e Linda Evangelista ditaram a tendência, que logo se espalhou pelo mundo.

Finalmente chega um novo século e as mulheres fizeram uma releitura do corte – agora, as franjas dão ar de jovialidade e as fazem “lolitas” e mulheres fatais, com franjão “pega-rapaz”.

Camila Tavares / Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade