Mulher Beleza Notícias
Dica da internauta
Mande a sua dica de beleza para ser publicada no site
Dicas publicadas
Confira as melhores dicas enviadas
Dúvidas mais freqüentes
Confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre beleza
Especialista responde
Especialistas tiram dúvidas de beleza. Mande já a sua!
Boletim por e-mail
Receba toda semana as novidades do site Beleza em seu e-mail
Beleza
Copie essa idéia

Como os filtros funcionam

Proteja a pele no verão
» Introdução
» Como funciona o protetor solar
» Erro na aplicação
» FPS ideal
» Alimentação e bronzeado
» Loção pós-sol
» Bronzeadores
» Proteção para os cabelos

Leia também:
» Esfolie a pele para o verão
» Auto-exame de câncer de pele


O filtros solares têm a função de rebater os raios UVA e UVB formando uma barreira química ou física ao redor da pele. O primeiro, cuja incidência ocorre desde o nascer até o pôr-do-sol, atinge a pele profundamente, tornando-a ressecada, sem elasticidade e com rugas. O segundo tem maior incidência entre 10h e 15h e provoca queimaduras e manchas. É o principal responsável pelo aparecimento de câncer.

Os filtros mais espessos e com FPS (fator de proteção solar) bem alto se fixam melhor e resistem um pouco mais à água e ao suor, sendo os mais indicados para qualquer tipo de pele. São os que trazem avobenzona, mexoryl e dióxido de titânio.

O FPS 15, por exemplo, protege a pele em 93% contra a absorção dos raios UVB. Já o protetor FPS 20, protege em 95% e o 30 em 96,7%. Não há muita diferença entre eles, mas recomenda-se o uso constante de protetor 30 ao ar livre e 15 no dia-a-dia.

"A eficácia do protetor solar em evitar riscos à pele como o eritema, manchas e câncer depende muito da dose de eritematose, que é o tempo que cada pessoa leva para ficar vermelha durante a exposição ao sol. Se ela demora 10 minutos, usando FPS 30, pode se expor 300 minutos ao sol. É só multiplicar o FPS por este tempo. Passando disso, ela vai arder, ficar vermelha e se expor a riscos. A dose de eritematose só pode ser medida por um dermatologista", explica a dermatologista Samantha Neves.

Camila Tavares / Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade