Mulher Beleza Notícias
Dica da internauta
Mande a sua dica de beleza para ser publicada no site
Dicas publicadas
Confira as melhores dicas enviadas
Dúvidas mais freqüentes
Confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre beleza
Especialista responde
Especialistas tiram dúvidas de beleza. Mande já a sua!
Boletim por e-mail
Receba toda semana as novidades do site Beleza em seu e-mail
Beleza
Isso é quente

Tabaco é a maior causa de envelhecimento precoce, diz estudo

Fumo e envelhecimento
» Introdução
» Como o estudo foi feito
» Dá para amenizar o efeito do tabaco na pele?

Leia também:
» Ginástica facial
» Livre-se da papada
» Acabe com as manchas da pele
» Caras e bocas contra as rugas

Todo mundo sabe que o cigarro afeta o pulmão, coração, pode causar câncer e outros inúmeros males. O que pouco se discute é que ele é o maior causador do envelhecimento precoce da pele, seguido pelos temidos raios ultravioletas do sol.

Um estudo realizado pelo dermatologista Marcus Maia, da Clínica de Dermatologia da Santa Casa, em São Paulo,e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo, avaliou a relação entre envelhecimento da pele e o tabagismo. Prepare-se para o resultado: quanto mais o pulmão é afetado, maior a quantidade de rugas!

“As pessoas têm uma noção errônea de que o sol é a principal causa. Sem dúvida ele agride muito a pele, mas fumar é ainda pior. A nicotina diminui a síntese de colágeno, bloqueia as ligações cruzadas da elastina, reduz a lubrificação cutânea e a vitamina A (um importante antioxidante que combate os radicais livres), entre outros problemas”, afirma Maia.

Esse conjunto de fatores provoca o aparecimento de rugas mais intensas, prejudica a cicatrização e o resultado das intervenções estéticas, deixa a pele pálida e levemente cinza.

O pior é que as rugas e estragos causados pelo cigarro na pele não têm cura e, quanto maior a quantidade de cigarros consumidos, pior a qualidade da pele.

“A pele de quem fuma um maço por dia não recebe nunca doses adequadas de oxigênio. A nicotina diminui o calibre dos vasos sanguíneos que irrigam o tecido cutâneo”, diz Maia.

Recomenda-se às pessoas que vão se submeter a uma cirurgia estética, que fiquem no mínimo quinze dias sem fumar. A vasoconstrição provocada pelo tabaco dificulta a regeneração da área operada. A chance de necrose é três vezes mais freqüente em pessoas que fumam até um maço de cigarros por dia. Quem consome dois maços tem risco seis vezes maior.

Camila Tavares / Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade